• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 02:27:48 -03
    Marco Aurélio Canônico

    O lobby da cerveja em campo

    22/10/2015 02h00

    RIO DE JANEIRO - Atolado numa disputa com a concessionária do Maracanã, que quer devolver ao governo o deficitário estádio, o governador Pezão sancionou, na segunda (19), uma lei que libera a venda de cerveja em estádios do Rio de Janeiro, proibida desde 2008.

    "Essa lei vem ao encontro do nosso esforço de preservar empregos dinamizando a economia", disse o governo em nota oficial, na qual não há menção ao fato que levou à proibição: a violência.

    É claro para qualquer frequentador de grandes estádios que o ambiente era pior na época da cerveja liberada. Não são poucos os torcedores movidos por uma paixão irracional por seus times –e essa irracionalidade, embebida em álcool, é estopim para brigas e vandalismo.

    Além disso, a bebida potencializa a falta de educação dos torcedores –por exemplo, qualquer canto do estádio vira banheiro e, não raro, o sujeito urina num copo e o joga em quem está embaixo.

    Por fim, há que se considerar a quantidade de gente que vai ao estádio de carro e que estará inapta para dirigir após beber. Pezão acredita que a obrigação de mostrar no estádio mensagens do tipo "se beber não dirija", também prevista na lei que libera o consumo, vai ser eficaz?

    O Rio foi o sexto Estado a adotar este retrocesso. Felizmente, a Procuradoria-Geral da República já afirmou que as leis estaduais são inconstitucionais, pois invadem a esfera da União e contrariam o Estatuto do Torcedor. Há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade a ser julgada pelo STF.

    Infelizmente, há também em andamento uma tentativa da Câmara de modificar o estatuto para liberar o campo para o álcool.

    Espera-se que os interesses humanos prevaleçam sobre os econômicos. Já está suficientemente ruim assistir ao futebol brasileiro cercado de gente sóbria.

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024