• Colunistas

    Monday, 20-May-2024 17:50:47 -03
    Marco Aurélio Canônico

    Quando o carteiro não chega

    12/05/2016 02h00

    RIO DE JANEIRO - O cidadão que procura os Correios para enviar uma encomenda - ou que conta com eles para receber algo - espera apenas uma coisa: que o item seja entregue no endereço indicado.

    Se o cidadão mora no Rio, não pode contar com isso. A empresa simplesmente parou de entregar em diversos pontos da cidade, há mais de um ano, alegando falta de segurança para seus funcionários.

    Começando pelo óbvio: sim, o Rio está mais violento a cada dia e quem transporta itens de valor é alvo preferencial. Os Correios afirmam ter sofrido 2.474 assaltos no Estado em 2015, metade do total registrado no país. Só na capital, foram 57.994 encomendas não entregues por esse motivo.

    Mas por que esse ônus deveria ser transferido ao consumidor? Até pouco tempo, a empresa nem sequer se dignava a avisar aos remetentes quais endereços estavam em áreas consideradas inacessíveis. Os destinatários tampouco ficavam sabendo previamente que suas encomendas nunca chegariam.

    Moradores de "áreas de risco" têm de retirar seus itens em locais muitas vezes distantes, com péssimo serviço -filas quilométricas, sem assentos, banheiros ou atendimento prioritário. Não por acaso, segundo o Procon, o serviço prestado no Rio pela estatal foi considerado o pior do país.

    O Ministério Público Federal moveu ação civil pública contra os Correios neste mês para tentar moralizar a baderna. Dentre os pontos, destaca-se o que pede um desconto de ao menos 25% no preço pago pelo serviço de entrega para os clientes que não tiverem suas encomendas entregues em casa.

    É pena que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos não tenha demonstrado tamanha aversão ao risco na hora de investir o dinheiro de seus funcionários. Como o TCU mostrou, o Postalis, fundo de pensão dos trabalhadores da estatal, tem um déficit superior a R$ 6 bilhões.

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024