• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 07:15:30 -03
    Marco Aurélio Canônico

    O dilema dos Jogos

    07/07/2016 02h00

    RIO DE JANEIRO - Os Jogos Olímpicos do Rio parecem, a esta altura, o clássico caso do copo meio cheio/meio vazio. É possível ter expectativas otimistas ou pessimistas sobre o evento e seu legado, dependendo da perspectiva que se usa.

    Essa dicotomia está refletida nos resultados de uma pesquisa encomendada pelo Ministério dos Esportes sobre a Olimpíada, feita entre 13 e 18 de maio —antes de vexames de grande repercussão, como o descredenciamento do laboratório nacional que cuidaria da análise de doping.

    O governo divulgou a sondagem focando a parte cheia do copo: "Jogos Rio-2016 são aprovados pela maioria dos brasileiros", dizia o texto oficial. De fato, 66% da população aprova totalmente ou em parte o evento, basicamente porque acredita que ele aquece a economia, incentiva o esporte e melhora a imagem do país.

    Tal percepção dos efeitos positivos parece tão equivocada quanto a atribuição de responsabilidades: para a maioria da população (60%), o governo federal e seus órgãos são quem mais responde pela organização da Rio-2016. Eduardo Paes deve ter sentido grande desgosto ao saber que a Prefeitura do Rio é considerada a menos responsável pela Olimpíada.

    Quem olha mais de perto, como os habitantes da cidade-sede, encontra menos razões para otimismo. Só 26% dos cariocas "aprovam totalmente" os Jogos. É um empate técnico com a quantidade de moradores do Rio que "desaprovam totalmente" (24,1%). Os motivos mais citados para justificar a desconfiança são palpáveis: "dinheiro mal investido/rombo", "crise econômica", "corrupção".

    Particularmente reveladora do ânimo local foi a resposta à pergunta "o que você viu de mais positivo até agora nos preparativos para a realização dos Jogos?": 24% responderam "as obras de mobilidade urbana"; 21,7% (outro empate técnico) responderam "nada".

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024