• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:55:40 -03
    Marco Aurélio Canônico

    Alianças de Crivella na campanha deixam dívidas a pagar

    10/11/2016 02h00

    Ricardo Borges-30.out.2016/Folhapress
    Rio de Janeiro, Rj, BRASIL. 30/10/2016; Candidato a prefeitura do Rio de Janeiro, o Senador Marcelo Crivella vota no clube Marimbas em Copacabana.( Foto: Ricardo Borges/Folhapress)
    Marcelo Crivella, prefeito eleito do Rio, vota em Copacabana

    RIO DE JANEIRO - Marcelo Crivella (PRB) foi eleito prefeito do Rio com uma ampla base de amparo: da família Garotinho e milicianos ("Todo apoio, todo voto é importante", disse o então candidato) até seus adversários no primeiro turno, como Flávio Bolsonaro (PSC), Índio da Costa (PSD) e Carlos Osório (PSDB). Além, é claro, da Igreja Universal.

    O problema é que tais apoios parecem muito mais fisiológicos do que ideológicos, o que inspira péssimos augúrios para o Rio durante a gestão do novo prefeito. Com a necessidade de distribuir nacos de poder entre seus muitos apoiadores, Crivella já começou a aventar ideias completamente descoladas da realidade.

    Por exemplo, quer municipalizar os nove hospitais federais existentes no Rio, mas espera que o Planalto continue mandando dinheiro para sustentá-los. Tal experiência já foi tentada em 1998 e fracassou — por falta de repasses e pela resistência dos servidores —, levando à devolução dos hospitais em 2005. Além disso, a prefeitura já assumiu, na gestão de Eduardo Paes, dois hospitais estaduais (ao custo de R$ 504 milhões anuais), na tentativa de atenuar a calamidade criada pelo governo do PMDB.

    O prefeito eleito também estuda municipalizar o deficitário porto do Rio, administrado pela Companhia Docas (CDRJ), empresa sob gestão federal, e dono de um dos maiores passivos trabalhistas do país.

    É difícil entender como Crivella pretende harmonizar tais medidas com sua promessa de cortar as secretarias a "menos da metade". Ele deve estar ciente de que receberá uma capital com investimentos e receita em queda, além de um punhado de obras importantes a concluir.

    Enquanto o país e o Estado lutam para cortar despesas, as primeiras ideias do governo Crivella parecem indicar direção oposta. É um dos problemas de se ter um milhão de "amigos".

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024