• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 16:44:19 -03
    Marco Aurélio Canônico

    Região portuária do Rio precisa ser priorizada pelo novo prefeito

    12/01/2017 02h00

    Eduardo Knapp/Folhapress
    O Boulevard Olímpico, na região portuária, foi ponto turístico em 2016 no Rio de Janeiro

    RIO DE JANEIRO - Ainda será necessário um prazo maior para julgar adequadamente, mas o balanço de visitação das principais atrações da região portuária do Rio mostra que a revitalização da área tem tudo para ser bem-sucedida.

    O Museu do Amanhã, um dos principais símbolos da renovação do local —e certamente o mais divulgado—, acumulou mais de 1,4 milhão de visitantes em 2016, superando em muito a expectativa de público para o período (450 mil). Quase em frente a ele, o Museu de Arte do Rio também teve um bom ano: 404 mil pessoas passaram por lá, quase 100 mil a mais do que em 2015.

    É certo que a Olimpíada contribuiu para isso —cerca de 4 milhões de pessoas estiveram no chamado Boulevard Olímpico durante os meses dos Jogos. O lugar, que se estendia por cerca de três quilômetros (parte deles à beira-mar), foi um imenso sucesso entre cariocas e turistas, com seus palcos para shows, food trucks e atrações variadas, como a réplica da tocha olímpica e um balão panorâmico.

    Mas mesmo atrações pós-olímpicas beneficiaram-se da remodelação do porto. O AquaRio, inaugurado em novembro, teve 234 mil visitantes em 55 dias de operação —um número impressionante, ainda mais levando-se em conta que o ingresso custa R$ 80 (R$ 60 para moradores do Estado). Agora em janeiro e fevereiro, um dos armazéns portuários receberá uma série de shows e festas, valendo-se do aumento da segurança e da melhoria do acesso ao local, com o VLT.

    Tais resultados não surpreendem, ao contrário: a região portuária do Rio é histórica e central. Ficou abandonada por décadas de maus governos, mas deveria ser priorizada em detrimento da expansão para a zona oeste.

    Para isso, espera-se que o novo prefeito complete o trabalho que Eduardo Paes não fez: atraia moradores para a região. Construa, e eles virão.

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024