• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:10:56 -03
    Marco Aurélio Canônico

    Brasília experimenta o mesmo caos de protestos que o Rio vive há meses

    25/05/2017 02h00

    Rubens Valente/Folhapress
    Tropas da Polícia do Exército vão para a Esplanada para proteção de ministérios
    Tropas da Polícia do Exército vão para a Esplanada para guardar ministérios

    RIO DE JANEIRO - Brasília experimentou, na tarde desta quarta (24), o mesmo clima de tensão e caos que o Rio vem vivendo há mais de um ano por conta de protestos motivados pela falência moral e econômica dos governos do PMDB —tanto o do Estado quanto o federal.

    Uma manifestação contra Michel Temer e as reformas trabalhista e da Previdência, que ele tenta aprovar como se tivesse legitimidade para isso, acabou com o Congresso cercado, ministérios depredados e muitos manifestantes feridos.

    Pezão e os cariocas conhecem bem esse cenário, que voltou a se repetir na cidade na mesma hora em que a capital federal ardia. O protesto no Rio sitiou novamente a Assembleia Legislativa, onde se votava o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, uma das condições para que o Estado receba o pacote de ajuda federal.

    Aqui, como lá, viu-se outra vez uma polícia pouco preparada para lidar com a minoria de manifestantes que recorre à violência. A PM não pode superar a truculência que enfrenta, mas fez exatamente isso, com reações desproporcionais que só pioraram a situação, além de ferir inocentes.

    Numa temerária demonstração de indiferença, tanto o Congresso quanto a Alerj tentaram continuar seus trabalhos como se nada estivesse acontecendo do lado de fora. O que só reforça a nociva antipatia e suspeição que pairam sobre toda a classe política atualmente.

    Por fim, na mais preocupante das similaridades entre as duas cidades, o presidente recorreu às Forças Armadas para a "garantia da lei e da ordem" —o mesmo mecanismo que o Rio já viu em ação inúmeras vezes, mas sempre com a intenção de conter a criminalidade do tráfico.

    Que Michel Temer tenha apelado aos militares para conter cidadãos que se opõem a seu governo é um marco gravíssimo de perda de comando.

    marco aurélio canônico

    Jornalista foi correspondente em Londres, editor do 'Folhateen' e de Fotografia e diretor da sucursal Rio.
    Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024