• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 09:46:01 -03
    Maria Inês Dolci

    Antes de comprar ou alugar imóvel, veja o que os vizinhos dizem nas redes sociais

    20/12/2017 02h00

    Quem casa, quer casa, diziam os pais para os filhos, estimulando-os a começar a vida conjugal com um imóvel próprio. Muita coisa mudou em relação a isso. Nos dias atuais, alguns jovens não consideram inevitável nem o casamento tradicional nem a compra de um imóvel. Antes de alugar ou comprar, contudo, pesquise nas redes sociais o que os moradores dizem sobre aquele bairro ou região. A escolha assim será muito mais segura.

    Alugar uma casa ou apartamento, para alguns, é mais indicado porque exige menor desembolso de dinheiro, desobriga-os de contrair financiamento habitacional e propicia a mudança mais rápida de bairro, cidade ou país. Além disso, muitos têm dificuldade de comprovar renda para obter financiamento, pois o trabalho informal predomina no país.

    É evidente que, para o mercado imobiliário, é importante que as pessoas continuem comprando imóveis. E isso acontece, é claro, porque muitos casais e solteiros preferem ter seu canto próprio. Estão dispostos a viver no mesmo local por muitos anos.

    Alugar implica renegociar, periodicamente, o valor do aluguel. À vezes, desocupar o imóvel, porque o proprietário pretende usá-lo, reformá-lo ou vendê-lo.

    Nos últimos meses, havia um grande estoque de imóveis em São Paulo, por exemplo, e isso fez com que os proprietários aceitassem negociar valores mais baixos. Não é possível garantir que tal tendência continuará daqui para a frente, se a economia realmente confirmar a retomada do crescimento.

    De qualquer forma, alugar ou comprar exige pesquisa, visita ao local e vale a pena contratar um profissional para verificar as condições do imóvel (encanamento, eletricidade, problemas estruturais). Morar é muito mais do que se recolher à noite para dormir sob um teto, ou ter um local para ficar com a família.

    Caminhe pelas ruas, conheça padarias, bares, restaurantes, lojas, assistências técnicas e açougues. Visite praças e parques. Também há que se informar sobre o perfil da região. Por exemplo, em cidades grandes e de porte médio há ruas com concentração de bares e casas noturnas. Quem não gosta de movimento e de barulho deveria escolher outro local para morar.

    Há, por outro lado, regiões centrais com boas opções de transportes e preços mais em conta, mas com problemas de segurança, limpeza e que ficam totalmente vazias à noite.

    Condomínios fechados com boa infraestrutura de segurança e lazer, distantes das grandes cidades, têm seus atrativos, mas não são indicados para quem se irrita por ficar horas no trânsito. Tudo deve ser avaliado antes da assinatura do contrato.

    Mesmo quando o aluguel é combinado diretamente entre locatário e locador, por ser amigos, parentes ou colegas, o contrato é inevitável. Coloque no papel direitos e deveres, para evitar muita dor de cabeça no futuro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024