• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 01:38:19 -03
    Mariana Lajolo

    Torcida brasileira incentiva, mas precisa melhorar educação

    10/08/2016 02h00

    Bastou Paula Pareto pisar no tatame para se tornar um alvo potencial de vaias. Ela não havia feito nada de errado. Atleta, 1,50 m e 48 kg, queria apenas lutar. Mas carregava costurada no quimono uma bandeira da Argentina.

    Por esse motivo banal, alguns torcedores que foram à Arena Carioca 2 incentivar Sarah Menezes na busca pelo bicampeonato olímpico decidiram perseguir a argentina.

    Pareto mostrou ser grande. Venceu uma a uma as lutas e se tornou a primeira mulher de seu país a conquistar uma medalha de ouro olímpica. A maior parte dos torcedores se rendeu a seu talento e aplaudiu, calando quem vaiou.

    Pano rápido para a piscina olímpica. Os nadadores alinham para a largada, brasileiros incluídos. Os gritos começam, e nunca param. O narrador pede respeito e diz que é hora de fazer silêncio. Gritos continuam a pipocar, como se as pessoas disputassem um campeonato para ver que voz é ouvida por último. A cena se repetiu nos três dias de disputas, em finais e eliminatórias. Um susto na hora da largada pode levar o nadador a saltar antes da hora e ser desclassificado.

    Na arena de ginástica, o atleta voa no ar quando espocam os flashes. Antes de o próximo ginasta se arriscar numa acrobacia, o narrador avisa: a luz pode atrapalhar. Mas a foto para o Instagram é mais importante, e o botão do flash continua "on".

    A Olimpíada começou para valer há dois dias. A torcida brasileira tem dado um show na hora de incentivar, com um calor e uma vibração que tem contagiado e espantado os atletas. Mas ainda precisa de algum treino quando o assunto é respeito.

    Mariana Lajolo

    Escreveu até setembro de 2016

    Foi repórter e editora-adjunta de "Esporte". Cobriu a Olimpíada de Pequim-2008 e de Londres-2012, os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 e Guadalajara-2011.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024