• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 12:00:35 -03
    Mariliz Pereira Jorge

    Acorda, Congresso

    12/05/2016 02h00

    Alguém me explica em que mundo deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores vivem? Eles acham mesmo que ainda sobem no palanque, falam o que bem entendem e a gente, primeiro, não fica sabendo; segundo, não entende o que acontece; terceiro, não se importa?

    Será que algum deles se deu conta do ridículo que foi a votação do impeachment na Câmara dos Deputados? Será que algum deles se deu conta do ridículo que foi a votação no Senado? Não é porque falam "vossa excelência" que são menos ridículos. São mais ridículos chamando um ao outro de vossa excelência, enquanto está claro que tudo o que fazem é conchavo, que o que importa é não desgrudar das tetas do poder.
    Dane-se o povo. Dane-se o Brasil.

    Não se dão conta do ridículo dessa ladainha do que será dos pobres sem o PT no governo? De que sem esse governo será o fim do bolsa família? De que adeus universidade para os jovens? Será que não tem vergonha dessa chantagem ridícula e barata?

    E a oposição? Não se dão conta de como são ridículos posando de paladinos da moral e da ética? De como são ridículos prometendo o que nunca vão cumprir? De como são ridículos porque não tem nada a oferecer e muito menos moralidade? Ridículos, ridículos.

    Deputados, senadores, governadores, vereadores e toda sorte de ratos dessa velha política, que são indiciados, acusados, condenados, todos com a bunda suja na janela, não se dão conta de como são ridículos?

    Nem começou, e o tal novo governo não se dá conta do ridículo de negociar cargos com gente despreparada para querer colocar nos trilhos um país despedaçado? Não é só ridículo, é desesperador.

    Não se dão conta de como são ridículos com esse terrorismo de todos os lados, se sabemos que continuam fazendo tudo para que tudo continue como sempre esteve?

    Não se dão conta de como é ridículo –sem falar inaceitável– ter um presidente do Senado que usou um lobista para pagar pensão de uma filha? De que 60% dos senadores respondam a algum processo na justiça? Não somente julgando um processo de impeachment, mas todo santo dia legislando sobre os rumos de um país inteiro. Ridículo e inaceitável.

    E o Collor impichado, discursando? Não é ridículo, é patético. Não se dão conta de como são ridículos querendo se descolar do velho, esgarçado, nojento e viciado modelo de política que está aí, apenas para ficar bem na selfie? Não se dão conta do ridículo que é repetir a palavra golpe como um relógio quebrado? Ridículos, ridículos.

    Não se dão conta de que são ridículos, aprovando leis muitas vezes ridículas, nos fazendo aceitar uma vida ridícula. Pepistas ridículos. Petistas ridículos. Psdbistas ridículos. Pcdobistas ridículos. São quantos partidos mesmo? Todos ridículos.

    Acorda, Congresso, por que o Brasil não aguenta mais. E a nossa única esperança é que não sobre um desses políticos ridículos. Nunca antes na vida me senti nessa encruzilhada. Com a sensação de que o Brasil não corre o menor risco de dar certo. E nem sinal da saída de emergência.

    mariliz pereira jorge

    É jornalista e roteirista.
    Escreve às quintas e sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024