• Colunistas

    Tuesday, 30-Apr-2024 17:56:25 -03
    Mariliz Pereira Jorge

    Futebol continua sendo um reduto de homofobia

    25/03/2017 02h00

    O futebol parece ser um daqueles redutos em que a homofobia segue firme, em que poucas pessoas se incomodam quando ela é manifestada. Não consigo pensar em que outro setor um dirigente faria uma declaração tão cheia de preconceito, como a feita por Eurico Miranda, presidente do Vasco, e a repercussão ser praticamente nula.

    Seguem alguns trechos da entrevista concedida ao repórter Sérgio Rangel, da Folha, no dia 19: "Não tenho nada contra homossexual, mas contra veado", "Sou contra o gay espalhafatoso. Todos têm direito de ter a sua opção. Só não pode agredir o outro", "O cara espalhafatoso me agride. Mas acredito que nunca contratei um gay."

    Ninguém chiou. A declaração, segundo o próprio Eurico, polêmica, não causou nenhum tipo de indignação, seja da imprensa, do público e muito menos dos atletas, mas nesse último caso já era esperado. Nem é a primeira vez que o dirigente dispara a verborragia homofóbica. Em junho de 2015, ele disse as mesmas coisas, mas na ocasião ao menos a Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-RJ condenou a declaração e disse que ela era passível de processo, o que não aconteceu, infelizmente.

    Em menos de dois meses é a segunda vez que o presidente do Vasco fala sem constrangimento algum sobre o que pensa da presença de gays no futebol. No começo de fevereiro, o alvo foram os árbitros. Ele é contra profissionais gays nessa área. "Ele (árbitro) pode tender para o namorado dele. Todo gay tem namorado. Ele é gay, tem que ter namorado".

    Pelo raciocínio, árbitro gay é necessariamente mau caráter, porque beneficiaria um possível namorado em detrimento do profissionalismo.

    Eurico Miranda continua com sua artilharia conservadora e ultrapassada porque não lhe acontece nada, porque o futebol ainda é um reduto machista e homofóbico e o que ele diz apenas reflete o pensamento da maioria das pessoas ligadas ao esporte. E, principalmente, porque a grande maioria dos gays do mundo do futebol continua dentro do armário. Quem vai comprar uma briga dessa?

    Pelo visto ninguém. Nem a imprensa, nem os profissionais da área, nem os movimentos de proteção aos direitos dos homossexuais. Uma pena, porque apenas reforça o senso comum de que futebol é coisa de macho -dentro e fora de campo.

    O recado, principalmente aos jogadores, é claro. Façam o que quiserem, mas "não sejam veados", não soltem a franga, não queiram mostrar que há diversidade dentro dos gramados, porque não queremos saber e muito menos ver.

    Em 2009, o jogador Richarlyson moveu ação contra um dirigente do Palmeiras que teria dito que ele era gay. Na sentença, o juiz Manoel Maximiniano Junqueira Filho não apenas mandou arquivar a queixa, como fez questão de reafirmar a "masculinidade" do esporte. "Futebol é jogo viril, varonil, não homossexual."

    Junqueira Filho foi punido por um colegiado de magistrados que considerou sua deliberação "impropriedade absoluta de linguagem". Passados quase dez anos, vemos que o pensamento que predomina no futebol ainda é carregado de preconceito. "Não há ídolos de futebol que sejam gays", disse ele, na época. Se depender de gente como Junqueira Filho, Eurico Miranda e todo mundo que se cala diante de homofobia, nunca haverá mesmo. E segue o baile.

    mariliz pereira jorge

    É jornalista e roteirista.
    Escreve às quintas e sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024