• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 20:03:55 -03
    Mariliz Pereira Jorge

    Mulher machista morre de medo de mulher 'fácil'

    04/05/2017 15h27

    A figurinista teve um caso com o ator? Problema deles. O ator não deixou a moça em paz depois que o romance acabou? Problema de todo mundo. Muitos homens não aceitam o fim de relacionamentos e fazem um inferno da vida das ex. Outros jogam ácido na cara, decepam as mãos, estupram, matam mulheres que dizem "não quero mais".

    Foi por causa de mulheres que são constrangidas ou mortas que tanta gente se solidarizou com a denúncia, vestiu camiseta e escreveu hashtag. Para muitos, são otários que defenderam uma pessoa que nem conheciam. Para outros muitos, ahh eu sabia que essa história estava mal contada.

    Não costumo me assustar com o machismo, em geral. E nem acho que tudo é machismo ou que todo homem é machista como se convencionou. Conheço homens extraordinários que são parceiros nessa briga de diminuir as desigualdades entre os gêneros.

    O problema existe e eu me viro bem quando dou de cara com ele. Menos quando ele parte de outra mulher. As últimas semanas foram recheadas de petardos machistas disparados por moçoilas que repetem, como se vivessem no século passado, que as mulheres precisam se dar ao respeito e talvez assim não sofressem assédio.

    Eu pretendia escrever um texto cheio de sororidade e dizer que essas mulheres machistas precisam ser abraçadas e confortadas, mas esse comportamento em 2017 é de uma tacanhice com o qual não consigo me solidarizar.

    É de uma estreiteza de ideias ter esse tipo de pensamento mesmo que tenha sido criada dentro da educação mais conservadora do mundo. Temos informação de sobra para saber que mulheres e homens deveriam ter os mesmos direitos. A não ser que seja Amish e viva num mundo sem TV, sem internet e sem contato com as profundas mudanças pelas quais o mundo vem passando. Só essas moças estão desculpadas.

    O episódio figurinista-ator mostrou que na cabeça de muita gente os conceitos continuam os mesmos. Homem casado que pula a cerca: comedor. Mulher que sai com homem casado, famoso, ainda por cima: piranha, oportunista, fácil. E, lá vem a feminista. Sim, lá vou eu.

    Chega a ser tacanha a ideia de que feminista é mulher com o sovaco peludo, ainda que haja muitas assim. Who cares? Tacanhice de quem relaciona feminismo ao ódio contra os homens. É verdade que há mulheres raivosas, mas essas nem deveriam ser consideradas feministas, apenas mulheres raivosas.

    Se não for para ser submissa, nem caso. Li esse comentário de uma machista de carteirinha que tem uma tropa de seguidores na internet. Impossível não imaginar essa moça num cinto de castidade quando fica sozinha em casa.

    Mulher machista não é vítima do seu meio e apenas reproduz o que está acostumada a vivenciar, como canso de ler por aí. Mulher machista se aproveita do machismo do mundo. Ela quer que o cara pague o restaurante, o motel, as contas da casa, quer ter sua vida vigiada para se sentir amada e quer que as outras mulheres sejam discretas.

    Essa foi a constatação das últimas semanas, perceber que o grande problema da mulher machista é que ela tem um temor. Ela morre de medo de mulher "fácil". Pavor de mulheres que cuidam da própria vida, que ganham seu próprio dinheiro, que andam pra lá e pra cá com decotes e minissaias, de mulheres que dão.

    A machistoide tem horror só de pensar que o mundo está cheio de mulheres que dão gostoso e dão sem culpa, porque eventualmente o homem que é casado com uma mulher machista vai se interessar, vai virar o pescoço, vai mandar inbox no Facebook, vai para o escurinho do banheiro pensar naquela mulher tão bem resolvida que faz o que quer, veste o que quer, anda onde quer e fala o que quer. Que absurdo.

    A mulher machista quer que as outras mulheres se deem ao respeito, falem baixo, não mostrem o corpo, não sejam oferecidas, assim ela não precisa se preocupar com o macho que tem em casa. Sabe como é, homem não sabe controlar o pinto dentro das calças. E então, essas moças, as "fáceis", atiçam esses pobres moços, que são seduzidos, pulam a cerca, perdem a cabeça, largam as mulheres machistas por causa dessas mulheres "fáceis" que não se dão ao respeito e ainda têm coragem de reclamar quando são assediadas. Quanta tacanhice.

    A moça figurinista não contou a história toda e não levou a denúncia adiante? Lamento profundamente. Mas não muda nada a questão do assédio e a atitude acertada de quem se posicionou contra ele. Assédio, dona mulher machista, é errado, é crime, mesmo contra moças "fáceis", oferecidas, que andam seminuas, que transam com homens casados e flertam livremente pela vida.

    mariliz pereira jorge

    É jornalista e roteirista.
    Escreve às quintas e sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024