• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 10:08:22 -03
    Mariliz Pereira Jorge

    Documentário mostra rivalidade histórica entre Lakers e Celtics na NBA

    24/06/2017 02h00

    Charles Krupa/Associated Press
    ORG XMIT: MACK106 Boston Celtics forward Paul Pierce (34) celebrates a 3-pointer as guard Leandro Barbosa (12) reacts and Los Angeles Lakers forward Antawn Jamison (4) walks away during the fourth quarter of an NBA basketball game in Boston, Thursday, Feb. 7, 2013. Pierce scored 24 points as the Celtics won 116-95. (AP Photo/Charles Krupa)
    Patrida entre Los Angeles Lakers e Boston Celtics em 2013

    Se você é fã de basquete tem um programão para o fim de semana. Se não é, mas gosta de uma história bem contada, também. A ESPN vem exibindo, desde quarta-feira (21), o especial "Celtics x Lakers: Best of Enemies", uma maratona de cinco horas sobre a rivalidade de dois dos maiores times da NBA.

    O canal reprisa em capítulos, durante mais uma semana, o documentário dirigido por Jim Podhoretz, que teve a grande sacada de colocar como narradores dois torcedores famosos dos times. O ator Donnie Wahlberg representando o Celtics e o rapper Ice Cube defendendo os Lakers.

    Uma curiosidade, o fã mais popular e onipresente nas imagens de arquivo é Jack Nicholson, seguidor dos Lakers. Mas seria pedir demais que ele narrasse essa história tão emocionante.

    Celtics e Lakers disputaram ao todo 12 finais da NBA. O começo do auge da rivalidade entre os times foi na primeira metade dos anos 1980, mais precisamente quando a equipe de Boston venceu a de Los Angeles, numa final histórica, em 1984, atingindo a marca de oito campeonatos nas costas dos Lakers, que não tinham nenhum contra o "inimigo".

    É nessa época que o basquete viu nascer ou consagrou nomes como Larry Bird, Magic Johnson, Kevin McHale, Bill Walton e Kareen Abdul-Jabbar. Somos testemunhas do céu e do inferno que os jogadores viveram naqueles anos de confronto.

    Não é exagero dizer que eles se odiavam e muitas vezes a raiva acabou em pancadaria dentro das quadras. Para os principais personagens da história, a rivalidade dos dois times, embalada por torcidas muito agressivas, foi o combustível para a NBA se modernizar e chegar ao que conhecemos hoje, o campeonato de basquete mais badalado do mundo. Não à toa, ganharam o apelido de "Best Enemies" (melhores inimigos).

    O fascínio por alguns personagens era tão grande, inclusive por parte dos jogadores de outros times da liga, que, em um jogo entre o Celtics e o Atlanta Hawks, o banco do Hawks reverencia a genialidade do adversário Larry Bird a cada cesta quando ele bate o recorde de 60 pontos em um único jogo.

    A riqueza das imagens proporciona um desfile dos melhores momentos de uma década da NBA, as finais espetaculares, com lances quase impossíveis de se acreditar, bastidores e depoimentos atuais dos principais protagonistas.

    O filme fala de estratégia, disciplina, sensibilidade, garra. Do amor pelo basquete, da fidelidade por um time, da evolução do jogo, da relação entre o esporte e a sociedade americana. Mostra como a NBA se transformou num negócio sólido, atraindo o interesse milionário da publicidade, tornando seus atletas astros mesmo fora da quadra, como aconteceu com Larry Bird, Magic Johnson e tantos outros.

    Há também uma discussão sobre racismo no esporte. Naquela época, 75% dos jogadores eram negros, mas a mesma porcentagem dos Celtics era branca, incluindo a sua maior estrela. Houve quem contestasse que os dirigentes formavam o time para agradar a maioria branca de fãs. Mas quem não gostaria de ter Larry, McHale, Walton em seu time?

    O documentário será exibido na ESPN sábado (24), às 12h (Parte 1); domingo (25), às 11h (Parte 2) e às 12h (Parte 3); segunda (26), às 14h30 (Parte 1); terça (27), às 14h30 (Parte 2); e quarta (28), às 14h30 (Parte 3).

    mariliz pereira jorge

    É jornalista e roteirista.
    Escreve às quintas e sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024