• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 21:17:25 -03
    Matias Spektor

    A verdadeira guerra contra o narcotráfico é contra a ignorância

    05/01/2017 02h00

    As chacinas em Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco reacenderam o debate sobre encarceramento e sistema prisional. Como se viu, nem a construção de novos presídios, nem a privatização dos mesmos oferece soluções satisfatórias para a questão.

    A resolução do problema demandará que a sociedade brasileira enfrente sem medo a causa fundamental: a nova e perigosa economia política do narcotráfico brasileiro.

    Na última década, o Brasil virou um grande produtor, consumidor e polo exportador de drogas. A expansão bem sucedida desse negócio ilegal permitiu ao crime organizado assegurar a conivência de setores das forças policiais, de alguns políticos e até mesmo de agentes do Judiciário.

    Autoridades somente poderão conter e reverter a situação quando fizerem um diagnóstico correto do que está acontecendo, e disso derivarem os métodos para estrangular a viabilidade econômica do negócio.

    Tal diagnóstico demanda o reconhecimento de alguns pontos básicos. Primeiro, a experiência brasileira reafirma as lições já aprendidas em países como Colômbia e Afeganistão: políticas de erradicação do plantio de drogas estão fadadas ao fracasso. Assim, as declarações espetaculosas do ministro da Justiça a respeito da suposta erradicação da maconha representam o misto de propaganda enganosa e ignorância que tanto contribui para o quadro trágico que tem sido nossa política antidrogas.

    Além disso, o crime organizado brasileiro é um fenômeno transnacional, mas suas conexões além-fronteira tem características bem específicas.

    À diferença dos carteis da cocaína da Colômbia e dos barões da droga do México, que vivem de exportações para o mercado consumidor norte-americano, as facções do Brasil obtém seu lucro do consumidor nacional.

    Seus tentáculos internacionais concentram-se no acesso a fornecedores confiáveis na Bolívia e no Paraguai. Isso significa que o Brasil precisará de uma diplomacia antidrogas capaz de coordenar o trabalho das agências regionais de inteligência e de controle de fronteiras, quiçá nosso maior desafio regional nos dias de hoje.

    Equacionar o problema demandará, antes de tudo, conhecimento. Trata-se de uma área na qual os políticos de plantão facilmente viram charlatões.

    Se o governo conseguisse montar uma força-tarefa para coletar o saber já acumulado por agentes públicos e especialistas, integrando esses resultados de forma séria e prioritária no Palácio do Planalto, teríamos condições de começar a vencer a guerra contra a ignorância que tanto mata.

    Em posse do diagnóstico correto, daria para realizar a tarefa hercúlea, porém factível, de eliminar a praga do narcotráfico. Só isso vai acabar com a cultura de ilegalidade que degrada o sistema político.

    matias spektor

    É doutor pela Universidade de Oxford e ensina relações internacionais na FGV. Escreve às quintas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024