• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 02:51:10 -03
    Maurício Meireles

    Funcionários da Flip estão sem receber salário desde o começo do ano

    27/02/2016 02h00

    Os funcionários da Flip estão sem receber seus salários desde o começo do ano. A Associação Casa Azul, organização que promove o evento, tem dito à equipe que patrocínios estavam atrasados. Aos funcionários e à coluna, a organização disse que os pagamentos devem ser feitos em até duas semanas. Também foi adiada a contratação de temporários pelo mesmo motivo. Alguns desses profissionais já começam semana que vem, o que dá esperança aos funcionários da Casa Azul de receberem em breve.

    A Flip já tem autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 6,3 milhões. O BNDES, um dos principais apoiadores do evento, diz que o patrocínio está confirmado. A Petrobras, outro deles, que "está em análise". O Itaú, por sua vez, diz um um aporte de dinheiro deve ser feito já na próxima semana. A captação de recursos, explica a Casa Azul, está com um "pequeno atraso" em relação ao anos anteriores. Mas a Flip está garantida, com "muitos autores confirmados", cujas passagens já estão sendo marcadas.

    À francesa

    Em obras desde 2014, foi reaberta na quarta (24), a histórica biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

    Mas há um motivo de constrangimento. Júlia Abreu, arquiteta do projeto ao lado de Ligia Tammela, é namorada de Brice Roquefeuil, cônsul francês no Rio desde 2014. Uma busca na internet revela o casal junto em colunas sociais -e que o relacionamento começou meses antes de as obras serem iniciadas, em agosto daquele ano.

    Em nota, o consulado diz que, após estudar propostas, contratou a Peckson Engenharia para fazer a reforma, e que o diretor da empresa nomeou Júlia Abreu como responsável pelo projeto.

    Ainda segundo o comunicado, os dois se conheceram nas primeiras reuniões da obra. A coluna registra que, no site da Peckson, a arquiteta aparece como uma das sócias-diretoras da empresa.

    Simone Matias/Divulgação
    Sai em março, pela Galerinha, "João, Joãozinho, Joãozito", em que Cláudio Fragata imagina a infância de Guimarães Rosa; ilustrações de Simone Matias

    O cordão do modernista

    Em 1923, Mário de Andrade primeiro sentiu "nojo" diante de "tanta vulgaridade", ao ver o Carnaval do Rio. Sua ideia era ir à folia sábado e domingo e, na segunda, visitar Manuel Bandeira em Petrópolis.

    O modernista nunca apareceu em Petrópolis, e ninguém sabe o que ele andou aprontando nos dias de folia. Da experiência, saiu o poema "Carnaval Carioca", daquele ano.

    Para preencher essa lacuna histórica, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) vai lançar nos próximos meses um edital para selecionar um ficcionista capaz de imaginar que diabos o modernista andou fazendo no Carnaval.

    Eduardo Jardim, biógrafo do autor, ainda organiza um livro com textos sobre as viagens de Mário -ele próprio vai escrever sobre as visitas ao Rio. Entre os autores no volume, estão Domingos Guimaraens, Telê Ancona Lopez e Ivan Marques, entre outros. A obra deve sair em parceria entre a BMA e a Bazar do Tempo.

    Crescimento A MTS Agência, de Marianna Teixeira Soares, está expandindo seu foco. Luciana Figueiredo, ex-Companhia Editora Nacional, acaba de se associar à empresa. Ela vai cuidar de ficção comercial jovem e adulta, segmentos com os quais já trabalhou em editoras.

    Itália A Companhia das Letras comprou os direitos da obra de Natalia Ginzburg, uma das principais autoras italianas, cujos livros estavam na Cosac Naify. São títulos como "Léxico Familiar" e "As Pequenas Virtudes".

    Arte Com espaço exclusivo no estande da livraria Blooks, a Cosac Naify vai lançar dois livros na SP-Arte 2016, que acontece de 7 a 10 de abril. As obras a serem lançadas são "Seção", de Marcius Galan, e "A Pele de Anna", de Anna Maria Maiolino.

    Arte 2 A feira quer fortalecer seu núcleo editorial nesta 12ª edição. O evento contará ainda com as editoras William Allen (Reino Unido) e a Instantes Gráficos (Argentina). A editora Capivara, por sua vez, lançará o livro "Di Cavalcanti (Conquistador de Lirismos)".

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024