• Colunistas

    Monday, 06-May-2024 00:02:01 -03
    Maurício Meireles

    Casa de Jorge Amado já tem nova diretora

    12/03/2016 13h55

    As camisas floridas de Jorge Amado em sua famosa casa no Rio Vermelho, na Bahia, já têm quem zele por elas —e pelo acervo de fotos e manuscritos, é claro. A nova diretora da Fundação Casa de Jorge Amado será Angela Fraga Sá, filha da poeta baiana Myriam Fraga. A cadeira estava vaga desde 15/2, com a morte de Myriam, em decorrência de uma leucemia —escolhida pelo próprio Jorge Amado, ela ficou 30 anos no posto.

    Angela já trabalha há 15 anos na fundação, onde auxiliava a mãe. A socióloga Bete Capinam, consultora em projetos do acervo, terá suas funções ampliadas, porque uma das metas da Casa de Jorge é aumentar os projetos de pesquisa a partir dos documentos. Por último, Paloma Amado, filha do escritor, tenta viabilizar a Flipelô (Festa Literária do Pelourinho), projeto acalentado por Myriam há anos, mas que nunca conseguiu o financiamento necessário. Dias antes de sua morte, a ex-diretora planejava botar o evento de pé para homenagear o centenário de Zélia Gattai, comemorado em julho.

    Hilda em alta

    O PIB cai, mas Hilda Hilst cresce. Segundo Daniel Fuentes, filho da autora, seus repasses de direitos autorais subiram 200% nos últimos dois anos —alta motivada, diz, por uma nova geração de leitores da escritora paulista: "70% de nossos seguidores no Facebook têm até 30 anos", conta ele.

    Pensando em profissionalizar a gestão de direitos, Fuentes acaba de fechar com a agente Marianna Teixeira Soares para representar toda a obra da mãe, hoje publicada pela Biblioteca Azul.

    "Acho que os leitores dos autores da Marianna têm um público jovem, o mesmo hoje da Hilda, que não é mais aquele leitor acadêmico de antigamente", afirma Fuentes.

    A ideia é ampliar a divulgação de Hilda no exterior e fazer andar um projeto de biografia da escritora -já contratado pela Biblioteca Azul, mas ainda sem autor.

    Divulgação
    Tim Maia em 1975, entre os DJs Johnny (esq.) e Cesar, em foto da série de fanzines “Bailes” (gráficafábrica), de Danilo de Paulo e Cecília Araújo, sobre a história de festas black em São Paulo
    BAILE DE FAVELA Tim Maia em 1975, entre os DJs Johnny (esq.) e Cesar, em foto da série de fanzines “Bailes” (gráficafábrica), de Danilo de Paulo e Cecília Araújo, sobre a história de festas black em São Paulo

    Millôr Galáctico

    Ele, que dizia que o pior não era morrer, mas não poder espantar as moscas, até que não pode reclamar. Depois de ser homenageado na Flip, em 2014, Millôr Fernandes vai ganhar uma biografia, escrita pelo jornalista e escritor Alberto Villas. O livro vai sair pela paulistana e-galáxia no fim do mês.

    Leitor de Millôr desde criança, Villas voltou à sua coleção de escritos do autor ("metros de revistas encadernadas") para contar a vida dele a partir de suas próprias memórias.

    Em tom confessional, o biógrafo, por exemplo, relembra quando se irritou com o humorista, quando este escreveu "Bata em sua mulher hoje mesmo —amanhã ela pode estar no poder". O prefácio é de Paulo Werneck.

    *

    DIGITAL É incomum no mercado, mas, enquanto a Rocco publica a edição impressa de "Os Pilares da Terra", best-seller de Ken Follett, a versão digital será lançada em abril, pela Sextante.

    *

    DIGITAL 2 O contrato de Follet com a Rocco é antigo, antes do advento do livro digital —e é eterno, prática antiga hoje abandonada pelo mercado. Com o advento dos e-books, os acordos com autores começaram a ser revistos para incluir os direitos digitais, mas nem sempre se chega a um consenso com os agentes, como neste caso.

    *

    BATISMO Já tem nome a nova casa de Florencia Ferrari e Elaine Ramos, ex-diretoras da Cosac Naify. A editora vai se chamar Ubu, em referência à peça "Ubu Rei", do dramaturgo Alfred Jarry, criador da patafísica, a "ciência" das soluções imaginárias.

    *

    HOMENAGEM Na sexta (18), amigos de Caio Fernando Abreu homenageiam os 20 anos de sua morte. O secretário Gil Veloso se reúne com os cineastas Guilherme de Almeida Prado e Alexandre Staut para discutir sua vida e obra, na Unibes Cultural (antigo Centro de Cultura Judaica)

    *

    PALETÓ DE MADEIRA A Autêntica comprou os direitos de "Final Words - What Influential People Said Just Before They Died" (palavras finais - o que pessoas influentes disseram antes de morrer), de Philippe Nassif.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024