• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 03:07:20 -03
    Maurício Meireles

    Com Tolstói e outros clássicos, Cosac Naify reimprime e digitaliza livros

    07/05/2016 02h00

    Poucas coisas se parecem menos com um fim do que o fim da Cosac Naify. A editora paulistana resolveu reimprimir 14 títulos e digitalizar outros 30 que tiveram boas vendas na Amazon -principalmente os clássicos. A casa vai vendê-los com exclusividade pelo site americano, e as edições estão disponíveis a partir deste sábado (7). Assim como no anúncio da parceria com o Kindle Unlimited, há livros já negociados por outras editoras -caso de "Guerra e Paz", de Tolstói, que será reimpresso, "As Metamorfoses", de Murilo Mendes, e os "Contos Completos", do autor russo, que serão digitalizados. A Companhia das Letras já anunciou a publicação desses títulos. Vale registrar, porém, que desta vez a lista parece ter sido mais cuidadosa: a maior parte dos títulos ainda não teve a aquisição divulgada por nenhuma casa. E entre eles estão joias da coroa do catálogo da Cosac, como "Novelas Exemplares", de Cervantes; "David Copperfield", de Charles Dickens; e "Os Miseráveis", de Victor Hugo.

    Veja aqui a lista completa de livros.

    O mistério do dicionário

    "Inexplicável", no dicionário "Caldas Aulete", quer dizer: "1. Difícil ou impossível de ser explicado ou compreendido, ininteligível; 2. insondável, imperscrutável; 3. estranho, esquisito, bizarro".

    É a palavra para o que tem ocorrido nas escolas estaduais ocupadas no Rio de Janeiro. Os alunos têm encontrado livros encaixotados, nunca disponibilizados aos estudantes.

    Em pelo menos três delas, das quais a coluna recebeu fotos, um título se repete: o "Novíssimo Aulete" (Lexikon).

    A coluna apurou que os volumes encontrados fazem parte de um lote de 290.690 exemplares, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2013 (ano em que o MEC comprou 8,7 milhões de dicionários). Portanto, estão encaixotados há três anos.

    As escolas são a Visconde Cairu, a Oscar Tenório e a Gomes Freire de Andrade. A coluna tentou falar com a diretoria delas, mas não conseguiu, porque elas estão ocupadas.

    Acervo Pessoal
    Carta recebida pela Tinta-da-China
    Carta recebida pela Tinta-da-China

    O que um escritor não faz para ter seu original aprovado? Aqui, a carta de um autor misterioso recebida pela editora Bárbara Bulhosa, no escritório de Lisboa da Tinta-da-China nesta semana

    Batalha do preço

    A reunião do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) para discutir a "guerra de preços", nesta semana, não resultou em comunicado público, como previsto.

    Mas o Snel vai chamar os principais vendedores de livros (além da Saraiva, Amazon, Submarino, Lojas Americanas e Ponto Frio) para discutir condições de negócios, como o prazo de prestação de contas de vendas consignadas. O encontro foi motivado pela nova política de crescimento da Saraiva, considerada draconiana por muitos editores. A coluna apurou que a rede já mostra um recuo.

    Muito livro A coluna antecipou as negociações há um mês, e agora o projeto vai sair. Nesta terça (10), Brasil e Portugal assinam a criação da Biblioteca Digital Luso-Brasileira, que une os acervos virtuais das bibliotecas nacionais daqui e da terrinha. O lançamento, às 11h, é na BN brasileira.

    Aquela terra "Essa Terra", do imortal Antônio Torres, será publicado na Turquia, levando a 18 o número de países em que o romance é publicado. Negociação do agente Stéphane Chao e da Kalem Agency, de Istambul.

    Ora pro nobis Nesta semana, vários funcionários da editora Record receberam um e-mail de uma autora que "viveu 13 anos na homossexualidade", "libertou-se" e lançou um livro pela Central Gospel. A escritora se colocava à disposição "da emissora" para divulgação da obra.

    Ora pro nobis 2 A confusão entre editora e canal de TV é bastante comum. Outro dia mesmo uma funcionária atendeu uma ligação. Do outro lado, um senhor pedia para fazer uma oração com ela pelo telefone. Foi dispensado.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024