• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 19:56:05 -03
    Maurício Meireles

    Editora decide tirar referências a álcool do 'Manual do Escoteiro Mirim'

    21/05/2016 02h00

    A Editora Abril pensou melhor e resolveu retirar as referências a bebidas alcoólicas da nova edição do "Manual do Escoteiro Mirim", que chega nesta semana às bancas de revistas e livrarias. Ao todo, eram duas citações: as receitas do "coquetel do escoteiro mirim", em que o livro recomendava colocar conhaque, e a do "leite com menta", que levava álcool de menta. O conhaque foi substituído por leite de coco, e o álcool de menta, por chá de menta. Uma curiosidade da vida de editor: os novos ingredientes foram escolhidos depois de as receitas serem testadas por Mariana Caetano, responsável pelo livro. "Tentei trocar o conhaque por groselha, mas ficou muito doce", diz ela. Os trechos alterados virão com um aviso no pé da página: "A expressão original foi alterada em observância ao que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990)".

    Fogo e paixão

    Gilka Machado (1893-1980) chegou a ser acusada de transformar as mulheres da sociedade em impuras.

    Uma das pioneiras da poesia erótica no Brasil e feminista que participou da campanha pelo voto feminino no país, a autora voltará às livrarias depois de mais de 20 anos fora de catálogo.

    Uma edição crítica, organizada por Jamyle Hassan Rkain, chega ao mercado no segundo semestre, pela Demônio Negro. Jamyle entrevistou Amaury Menezes, neto da poeta, e descobriu uma curiosidade: Gilka escrevia seus versos enquanto cozinhava para os filhos.

    A organizadora também encontrou cartas de Jorge Amado para a poeta, tentando convencê-la a se candidatar para a Academia Brasileira de Letras, ideia que Gilka Machado recusou.

    Divulgação/Alberto de Sampaio
    Imagens do fotógrafo amador Alberto de Sampaio Crédio:Divulgação/Alberto de Sampaio ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Foto de Alberto de Sampaio, fotógrafo do século 19 descoberto por Adriana Martins Pereira, no livro 'Lentes da Memória' (Bazar do Tempo)

    Antes que um aventureiro...

    No ano que vem, a editora Record vai se livrar de um telhado de vidro. A casa prepara uma edição da "obra completa" de Anne Frank, com as quatro versões do diário: as duas feitas por Anne em vida, e as duas editadas depois de sua morte em 1945.

    É uma edição que já circula no mercado internacional há muitos anos, mas que seguia inédita no Brasil. O volume incluirá ainda pequenas histórias e cartas escritas pela menina, além de cronologia, fotos e documentos.

    A tradução, primeira direta do holandês, será de Cristiano Zwiesele do Amaral, com o apoio da Fundação Letterenfonds, responsável por difundir a literatura do país.

    Com a controvérsia sobre "O Diário de Anne Frank" ter entrado em domínio público ou não, criticava-se à boca pequena o fato de a Record, detentora dos direitos, só ter uma edição traduzida do inglês.

    Que onda Na Flip deste ano, Jens Klingelhöfer, CEO da distribuidora digital alemã Bookwire, vai tirar uma de DJ. Ele vai tocar na Festa do Alemão, que o PublishNews vai promover na praia no dia 1º de julho em parceria com a empresa. A Casa PublishNews também vai promover happy hours diários, como no ano passado.

    Friaca Preparem os cachecóis. Neste ano ocorre o primeiro Flineve (Festival Literário da Serra Catarinense), em Urubici (SC), de 12 a 17 de julho. Entre os escritores confirmados até agora estão Carlos Henrique Schroeder e Marcelino Freire. A curadoria é de Salma Ferraz.

    Telona A Andara Filmes começou a produzir o longa baseado no romance "A Chave de Casa", de Tatiana Salem Levy. O filme terá Camila Pitanga no papel principal.

    Herança A família de Ariano Suassuna está formando um condomínio de herdeiros para administrar a obra do escritor paraibano -assim como os filhos de Vinicius de Moraes fazem com a do poeta. Os parentes de Ariano só vão divulgar o que farão com a obra, que inclui inéditos, depois disso.

    Que Mário? A aguardada biografia de Mário de Andrade escrita pelo jornalista Jason Tércio, que quase fechou com a José Olympio, agora vai sair pela Autêntica. A ideia é que o livro seja publicado até o fim deste ano.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024