• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 04:36:42 -03
    Maurício Meireles

    Editora desiste de livro com perfil de Lemann e outros bilionários

    04/06/2016 02h00

    A editora Zahar desistiu de publicar o livro "Brazillionaires", do jornalista Alex Cuadros, ex-correspondente no Brasil de publicações americanas de economia. A obra, que sai em julho nos EUA pela Random House, havia sido compra em "proposal", ou seja, antes de ser escrita.

    A coluna apurou que a Zahar recebeu uma ligação de outro editor, próximo de Jorge Paulo Lemann, um dos bilionários perfilados na obra, pedindo "informações" sobre o livro em nome do empresário. Mariana Zahar, diretora executiva da casa, confirma a ligação, mas nega que tenha sido esse o motivo da desistência. De acordo com ela, a editora não gostou do livro.

    "Compramos gato por lebre. Um dos personagens que costurava o livro era o Eike [Batista]. Isso antes do livro da Malu Gaspar ['Tudo ou Nada', sobre o empresário]. Deixou de ser novidade."

    Alex Cuadros confirma que a Zahar não gostou do primeiro rascunho, mas diz que estava disposto a trabalhar sobre o original. "Quanto ao Lemann, sei que o pessoal dele ficou bastante incomodado com minhas perguntas. Não estão acostumados com críticas", diz ele.

    Nina Millen/Divulgação
    Ilustrações de Nina Millen para "Os Do Meio", de Mariza Tavares, lançado pela 7Letras Crédito Nina Millen/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ilustração de Nina Millen para o livro 'Os do Meio', que Mariza Tavares lança pela editora 7Letras

    Nova casa

    O Itaú Cultural alcançou o sonho da casa própria. Pela primeira vez, a instituição terá um espaço seu na Flip, que começa no dia 29 de junho e vai até o dia 3 de julho.

    O Espaço Itaú Cultural de Literatura ficará na rua Doutor Samuel Costa, 13, no centro histórico de Paraty.

    A ideia é promover encontros, saraus, cursos e debates com autores. Entre os escritores confirmados, estão Silviano Santiago e Alberto Mussa, primeiro e segundo colocados no último prêmio Oceanos.

    A curadoria da casa é de Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de literatura e audiovisual da instituição.

    Ainda Paraty Depois da oficina de design de livros, em 2015, neste ano a Flip fará um workshop de encadernação artesanal. Os participantes vão trabalhar com o miolo da nova edição de "A Teus Pés", de Ana Cristina César. As inscrições começam hoje e vão até 20/6, no site da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (aber.org.br).

    Acervo A BN (Biblioteca Nacional) fechou um acordo com o Centro Internacional de Estudo Primo Levi. Pelo acordo, a BN vai disponibilizar em seu site (www.bn.br) material digitalizado pela instituição italiana. E vai ainda criar um fundo bibliográfico dedicado às pesquisa sobre o autor.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024