• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 15:37:17 -03
    Maurício Meireles

    Revista americana faz uma antologia só de autores brasileiros

    25/06/2016 02h00 - Atualizado às 14h06 Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Para mostrar um país além do Rio de Janeiro da Olimpíada, a revista americana de tradução literária "Words Without Borders" prepara para este mês uma antologia sobre literatura brasileira.

    Comandado por Eric Becker, editor da publicação, e Mirna Queiroz, da revista "Pessoa", o volume trará três páginas da tradução de "Grande Sertão: Veredas" que a australiana Alison Entrekin está preparando -além de um ensaio dela falando de sua necessidade de patrocínio para conclui-la. "Demorei sete palavras por hora para esse trecho", diz Alison.

    A revista terá ainda Carlos Henrique Schroeder, Angélica Freitas, Lúcio Cardoso e Lygia Fagundes Telles, entre outros. "A Olimpíada vai dar uma visão bem rasa do país, e queríamos uma visão mais ampla", afirma Becker.

    Para o fim do mês, os dois editores também prepararam uma edição de autoras brasileiras para a coleção "Glossolalia", do PEN American Center. Participam Elvira Vigna, Noemi Jaffe, Ana Martins Marques, Marília Garcia e outras.

    Odilon Machado/Divulgação
    Ilustração de Odilon Moraes para "Birigüi", do escritor Mauricio Meirelles (que não é este colunista, diga-se, nem o humorista), convidado da Flipinha 2016

    Caixa Postal

    As editoras Azougue e Cozinha Experimental preparam uma coleção de livros artesanais com um panorama da poesia brasileira contemporânea, com autores nascidos entre os anos 1930 e 1960.

    A coleção será vendida por um sistema de assinaturas, com um livro entregue por mês. São antologias de nomes como Roberto Piva, Glauco Mattoso, Alberto Pucheu, Paulo Henriques Britto e Torquato Neto, entre outros.

    Cada volume trará uma longa entrevista inédita com cada um dos autores. Para viabilizar a coleção, era preciso um número mínimo de assinaturas. Faltam cinco.

    Eu voltei Depois de trocar o Grupo Record, em 2013, pela Intrínseca, Letícia Wierzchowski está de volta. Ela assinou com a Bertrand Brasil contrato para a publicação de seu novo romance, sobre a história de Anita e Giuseppe Garibaldi. O livro completa a trilogia que começou com "A Casa das Sete Mulheres".

    Zélia, uma paixão Como homenagem ao centenário da escritora Zélia Gattai, a Fundação Casa de Jorge Amado realiza, em Salvador, a exposição "Talentosa, Graças a Deus", a partir de 22/7. A mostra acontece num espaço, cedido pelo governo da Bahia, que depois será restaurado.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024