• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 05:33:00 -03
    Maurício Meireles

    Com Szymborska, nova editora trará ao país autores da Europa central

    13/08/2016 01h30

    Quem nos últimos anos teve a chance de conhecer a poeta polonesa Wislawa Szymborska, até 2011 inédita no Brasil, poderá ver um novo lado dela em breve. Em 2017, serão lançados um volume com a crítica literária e outro com as colagens (acompanhadas de breves poemas) da ganhadora do Nobel de 1996.

    Szymborska é um dos lançamentos de uma nova editora que estreia no mercado, a Âyiné. Embora publique autores de toda parte, um dos destaques do catálogo são os autores da Europa central.

    No prelo, também estão Kurt Wolff, primeiro editor de Kafka, Danilo Ki, autor da antiga Iugoslávia e o poeta polonês Jerzy Ficowski.

    Comandada por Pedro Daniel de Moura Fonseca, brasileiro radicado em Veneza, especialista em literatura persa, a Âyiné terá seus livros impressos na Itália -e a primeira leva chega ao Brasil em outubro. "É mais barato imprimir aqui", diz o editor.

    A ideia, para viabilizar o projeto, é não ter edições luxuosas nem vender em grandes redes de livrarias.

    Acervo Pessoal/Divulgação
    foto de Inez Cabral com o pai, João Cabral de Melo Neto, nos anos 1950, a bordo do Argentina Star, com as marcas de corte feitas para publicação em um periódico da época (Acervo da família)
    João Cabral de Melo Neto com a filha, Inez, nos anos 1950; a imagem faz parte de "Literatura Como Turismo" (Alfaguara), em que ela conta memórias do pai

    Bardo completo

    Uma tradução inédita da crítica teatral Barbara Heliodora (1923-2015) chega em breve às livrarias. "Eduardo 3º" estará no terceiro volume do teatro completo de Shakespeare, que a Nova Aguilar lança em breve, todo traduzido por Barbara. Ela concluiu a peça inédita poucos dias antes de morrer, em 2015.

    A nova edição traz as tragédias históricas do bardo. Os dois primeiros volumes foram revistos e serão relançados com novas notas, além de terem recebido um novo projeto gráfico.

    A edição do texto é de Liane Leão, que trabalhou com Barbara até o fim.

    Amor proibido Em setembro, a Carambaia lança rá "Pequeno Mundo Antigo", do italiano Antonio Fogazzaro (1842-1911), originalmente publicado em 1895. Com tradução de Ivone Benedetti, o livro narra o amor entre um nobre e uma plebeia.

    Festival O festival Tarrafa Literária, que acontece em Santos de 21 a 25 de setembro, já tem autores confirmados. Entre eles, o holandês Arnon Grunberg, do elogiado "Tirza" (Rádio Londres). Também vêm o angolano Pepetela e o mexicano David Toscana, que lançará no país "Lotananza Bar" (Realejo). Entre os brasileiros, estão Laerte, Gregório Duvivier e Maria Valéria Rezende.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024