• Colunistas

    Sunday, 28-Apr-2024 16:49:14 -03
    Maurício Meireles

    Pesquisador encontra versão perdida de conto de Lima Barreto

    01/04/2017 02h00

    Divulgação
    Literatura: o escritor Lima Barreto (1881-1922), autor do romance "Triste Fim de Policarpo Quaresma", fotografado no Hospital Psiquiátrico Pedro II, onde hoje funciona o Intituto de Psiquiatria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no ano de 1919. (Divulgação). *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
    Lima Barreto, fotografado no hospital psiquiátrico Pedro 2º, no Rio, em 1919

    O pesquisador Felipe Botelho Corrêa, do King's College, encontrou uma versão inédita de "A Nova Califórnia" (1911), um dos contos mais importantes de Lima Barreto. A descoberta foi feita na biblioteca nacional australiana.

    Até agora, só se conhecia o manuscrito, guardado na Biblioteca Nacional brasileira, e a primeira versão em livro, no anexo de "Triste Fim de Policarpo Quaresma". A versão, com três parágrafos a mais, foi publicada na "Revista Americana", organizada pelo barão do Rio Branco.

    O conto é famoso por ter inspirado a novela "Fera Ferida", de Aguinaldo Silva, nos personagens e na cidade onde se passava, Tubiacanga. Como Lima Barreto escrevia sob encomenda para a imprensa, o achado permite saber o "endereço" do texto.

    "A revista representava o pan-americanismo [que marcava a política externa do país]. E o Lima mostrava o Brasil como a Califórnia, abordando o arrivismo e a questão do novo rico", diz Corrêa, que lança um livro sobre o autor em julho, pela e-galáxia.

    Marianne Barcellona/Divulgação
    A feminista americana Gloria Steinem, que lanca o livro Minha Vida na Estrada, pela Record Credito Marianne Barcellona/Divulgacao
    A ativista americana Gloria Steinem, em foto do livro "Minha Vida na Estrada" (Bertrand Brasil), em que narra suas viagens como jornalista e militante

    Visita A britânica Jojo Moyes, a autora mais vendida do Brasil em 2016, com quase 2 milhões de exemplares comercializados, virá ao Brasil em maio.

    Visita Moyes fará duas sessões de autógrafos, uma no Rio e outra em São Paulo, restritas a 200 fãs apenas. Publicada pela Intrínseca, ela já anunciou mais um volume da série iniciada com o livro "Como Eu Era Antes de Você".

    Lá fora "O Tribunal da Quinta-Feira" (Companhia das Letras), de Michel Laub, será publicado na Noruega e na França. Já "A Maçã Envenenada", seu livro anterior, sai em junho no Reino Unido.

    Má oê! Este ano o leitor terá acesso a duas biografias de Silvio Santos. A Companhia das Letras já havia anunciado uma para este ano, escrita pelo jornalista Ricardo Valladares. Já a Matrix lança uma agora em abril, de Fernando Morgado.

    Assinatura O Kindle Unlimited, sistema de assinatura de livros da Amazon, fechou acordo com duas editoras para incluir 250 títulos novos na plataforma.

    Assinatura 2 O acordo incluirá 190 livros da Record, como "A Cor Púrpura", de Alice Walker, e outros 60 da Novo Conceito, como "Diário de um Adolescente Apaixonado", de Rafael Moreira.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024