• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 18:05:26 -03
    Maurício Meireles

    Antonio Candido deixou texto inédito para homenagem a Alfredo Bosi

    12/05/2017 20h04

    Júlia Moraes/Folhapress
    O crítico literário Antonio Candido, que relança "Formação da Literatura Brasileira", na biblioteca de sua casa, em São Paulo (SP). (São Paulo, SP, 03.11.2006.
    O critico literário Antonio Candido, em 2006

    Antes de morrer, o crítico literário Antonio Candido deixou um texto inédito por ser publicado. O ensaio, intitulado "Os Caminhos da Leitura - Notas para Saudar os Oitenta Anos de um Crítico Ilustre", sairá em um volume em homenagem a Alfredo Bosi, que foi aluno de Candido.

    No texto memorialístico, o crítico fala de suas primeiras leituras de Proust, além de outros escritores. A edição é organizada por Augusto Massi, Erwin Torralbo Gimenez, Marcos Mazzari e Murilo Marcondes de Moura.

    Divulgação
    Ilustração de André Neves para "A Superlua", livro infantil que o autor paulista João Anzanello Carrascoza lança em breve pela editora Nós
    Ilustração de André Neves para "A Superlua", livro infantil que o autor paulista João Anzanello Carrascoza lança em breve pela editora Nós

    Crédito

    Haverá uma expansão do Cartão BNDES, serviço de crédito que o banco oferece às editoras. Em vez de só poder financiar a impressão e a compra de papel, como até aqui, o cartão poderá ser usado para outros serviços editoriais, como revisão e preparação de texto, tradução, ilustração e projeto gráfico, entre outros.

    O cartão também pode ser usado para a digitalização, porque a ideia é estimular a conversão em e-books de obras que só existem em versão impressa. A expectativa do BNDES é que sejam movimentados R$ 52 milhões ao ano com o cartão. O banco deve fazer o anúncio em breve.

    Vida A pesquisa de produção e vendas do mercado editorial brasileiro, feita sob encomenda do Sindicato dos Editores e pela Câmara Brasileira do Livro, a ser divulgada na próxima quarta (17), mostrará um aumento expressivo do número de biografias editadas no país.

    Vida 2 Realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o levantamento mostra uma alta de 22,5% na publicação de livros do tipo. Eles saltaram de 4,1 milhões para 5,1 milhões de exemplares.

    O horror! O horror! As obras premiadas pelo último Bram Stoker Award, troféu voltado às histórias de horror, já têm uma editora no Brasil.

    O horror! O horror! 2 "The Fisherman" (melhor romance), de John Lagan, e "The Doll-Master and Other Tales of Terror" (melhor coletânea de contos), de Joyce Carol Oates, tiveram os direitos comprados pela Darkside Books.

    Vou voltar Jojo Moyes, que passou a última semana no Brasil, disse que vai transformar uma personagem em brasileira no terceiro livro da série "Como Eu Era Antes de Você" (Intrínseca). A autora, que ainda está escrevendo, planeja voltar ao país em 2018 para pesquisas.

    Romance "Acre", novo livro de Lucrecia Zappi, sairá pela editora Todavia.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024