• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 00:38:30 -03
    Maurício Meireles

    Foto de Machado de Assis na missa da Abolição é montagem, diz historiadora

    27/05/2017 02h00

    Editoria de Arte/Folhapress

    Descoberta e anunciada com alarde em 2015, a imagem que mostra Machado de Assis na missa campal pela abolição da escravatura, em 1888, é uma montagem, diz a historiadora Lilia Moritz Schwarcz. Para ela, a cabeça do autor foi colocada ali artificialmente.

    "Era uma técnica comum na época", diz, destacando que as cabeças das personalidades presentes estão encaixadas de forma "artificial" nos dorsos, e que há desproporção entre várias figuras.

    A foto não significa que ele não estivesse lá (o fotógrafo pode tê-la manipulado por achar que não saiu boa), mas ela não serve como prova histórica. Nos jornais de época, por exemplo, a presença do escritor não é mencionada.

    A descoberta estará em "Lima Barreto - Triste Visionário" (Companhia das Letras), biografia do autor carioca que a historiadora lança no fim de junho. Ela afirma ter percebido o truque ao ver a foto ampliada, ocupando a parede de uma exposição.

    "Como dizia a Susan Sontag, a fotografia nasceu para mentir", diz Schwarcz, que vai continuar a investigação.

    Flip Falando em Lima Barreto, a "Serrotinha", edição especial da revista "Serrote", que circula durante a Flip, trará trechos do "Diário Íntimo" do autor homenageado, com seleção e apresentação de Beatriz Resende.

    Flip 2 O Instituto Moreira Salles, aliás, não terá sua tradicional casa na festa literária este ano. O evento será próximo à inauguração do seu novo prédio, na avenida Paulista.

    Morgana A editora Planeta comprou os direitos da série de livros iniciada com "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. A última editora a ter a obra foi a Rocco, nos anos 1990.

    Morgana 2 Por aqui, o primeiro volume da série, o único a levar o nome "As Brumas de Avalon", foi dividido em quatro pela Imago, que o lançou nos anos 1980. Os sete volumes originais saem com tradução de Marina Della Valle a partir de dezembro.

    Oh, Carroll A Galera Record prepara uma nova edição de "A Caça ao Snark", de Lewis Carroll, com tradução da poeta Bruna Beber.

    Chapéu seletor No processo de seleção de estagiários para o selo Galera nesta semana, aliás, os candidatos foram questionados sobre quais seriam suas casas em Hogwarts. A maioria era Grifinória e Corvinal.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024