• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 16:06:39 -03
    Maurício Meireles

    Frete para envio de livros pode ficar mais caro

    17/06/2017 02h00

    O envio de certos livros agora fica mais caro. Os Correios resolveram limitar a modalidade de envio "impresso normal", voltada justamente para o despacho mais barato de livros. Nessa modalidade, uma tabela permite variação de preço a cada faixa de peso, até um peso máximo, sem considerar a distância.

    O limite antes era de 20 kg, e agora passa a ser de somente 2 kg. Em 2016, os Correios já haviam tentado limitar a modalidade de envio -à época, a ideia era diminuir o peso permitido de 20 kg para 500 g, mas a empresa acabou recuando.

    A medida deve afetar o envio de livros técnicos, como obras de medicina e direito, que costumam ultrapassar o peso agora permitido. Os livreiros menores e sebos em locais longe do eixo Rio-São Paulo também devem sentir mais os efeitos da mudança.

    Para ter uma ideia, 67% das compras feitas na Estante Virtual são feitas fora do Rio e de São Paulo.

    "Há livreiros distantes que sobrevivem com as vendas on-line. Agora, com a alteração, fica difícil eles concorrerem com o grande e-commerce", diz Richard Svartman, CEO da Estante Virtual.

    Divulgação
    Foto do livro As aventuras de Tommy Escrito e ilustrado por H.G. Wells traduzido por Eduardo Bueno ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Menino e elefante no livro 'As Aventuras de Tommy' (ed. Piu), escrito e ilustrado por H.G. Wells

    Bolapé O historiador Luiz Antonio Simas, convidado da Flip, lança pela Mórula em julho "Ode a Mauro Shampoo e Outras Histórias da Várzea", livro de crônicas sobre futebol, como foco em anedotas curiosas e times pequenos (como o Colo-Colo, o Alecrim e os Calouros do Ar).

    Bolapé 2 O título, aliás, é uma homenagem a Mauro Shampoo, que foi centroavante do Íbis Sport Club por dez anos e só fez um gol. Hoje, o atleta é cabeleireiro no Recife.

    Números Com inscrições encerradas, o Prêmio São Paulo de Literatura teve 193 obras habilitadas para a disputa, com autores de 22 Estados brasileiros e alguns residentes no exterior.

    De volta Depois de existir por breves três edições e ser suspenso por dois anos, o Prêmio Paraná de Literatura vai voltar. As inscrições serão abertas dia 21/6, pelo site bpp.pr.gov.br.

    De volta 2 A volta do troféu coincide com os 160 anos da Biblioteca Pública do Paraná. Podem ser inscritos livros inéditos nos gêneros romance, contos e poesia -e os vencedores de cada categoria receberão R$ 30 mil.

    De volta 3 Quem ganhar terá seu livro publicado pelo selo da biblioteca, com tiragem de mil exemplares. O ganhador também receberá cem cópias do seu livro. Depois, o autor fica livre para negociar sua obra com editoras.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024