• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 07:15:53 -03
    Maurício Meireles

    Elvira Vigna deixou inédito com releituras de Kafka para crianças; leia

    15/07/2017 02h00

    Arquivo Pessoal
    EXCLUSIVO PAINEL DAS LETRAS - Ilustracao de Elvira Vigna em Kafkianas, seu livro inedito Credito Arquivo Pessoal ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Uma das ilustrações de Elvira Vigna em 'Kafkianas', livro inédito da escritora

    Um dos inéditos deixados por Elvira Vigna, morta na segunda (10), é um projeto intrigante: "Kafkianas", volume com 20 releituras de Kafka feitas pela escritora, voltadas para as crianças. Inclui até textos violentos do autor tcheco, como "Um Fratricídio" e "O Abutre."

    Entre os textos escolhidos, há ainda "O Silêncio das Sereias", breve ensaio de Kafka sobre a "Odisseia". O livro, que Vigna deixou concluído, foi todo ilustrado por ela.

    Abaixo, a releitura de "O Abutre":

    "Tem um urubu bicando teu pé.
    Ele já destruiu teu sapato e tua meia.
    Agora está nos teus dedos mesmo.
    Passa um sujeito:
    "Mas por que você deixa?"
    Você explica que já tentou de tudo.
    Mas que o urubu ameaçou atacar tua cara.
    Então, entre a cara e o pé, você achou melhor o pé.
    O sujeito diz que um tiro resolvia a questão.
    E que vai num instantinho em casa pegar o revolver.
    Você acha que não vai dar certo, mas pede para ele tentar.
    Fica lá esperando.
    Aí você nota que o urubu entendeu tudinho.
    E que ele está indo bem no alto para ganhar impulso.
    E que vai descer qual um bólide para cima de você.
    É exatamente o que ele faz
    Entrando pela tua boca e indo até tuas entranhas.
    Mas enquanto você cai para trás, tem um momento de glória.
    É tanto sangue que o urubu vai se afogar.
    Rárárá, e aí você morre.
    Não é uma maneira ruim de morrer, pensando bem.
    Isso de morrer rindo de quem te mata."

    Grátis O novo livro da coleção Caderno de Leituras, da editora Chão da Feira, será uma carta de Montaigne sobre a morte de La Boétie. Como os outros 71 textos já publicados pela coleção, ela estará disponível grátis no site da editora.

    Idade da Pedra A editora Lote 42 lançará, na Flip, "A Pedra", romance do pernambucano Yuri Pires, finalista da última edição do prêmio Barco a Vapor.

    Idade da Pedra 2 Com projeto gráfico de Gustavo
    Piqueira, o livro vai levar uma pedrada de verdade. No processo de produção, ele foi imprensado contra um pedregulho e uma folha de papel carbono.

    Aniversário A TAG, clube de assinatura de livros que completa três anos, mudou de sede, cresceu para 50 funcionários e distribuirá o primeiro livro inédito a seus assinantes. O volume, organizado por Luiz Ruffato, é uma coletânea de contos.

    Aniversário 2 Dez autores foram desafiados a escolherem um conto clássico e escreverem uma releitura. Beatriz Bracher, por exemplo, elegeu "Eveline", de James Joyce. Já Milton Hatoum, a "Teoria do Medalhão", de Machado de Assis.

    Poeira A Com Arte, casa dos alunos de editoração da USP, relançará "Primeiro Andar", livro de Mário de Andrade que é raro de encontrar e pode custar R$ 200 em sebos.

    Homero e axé O tradutor Guilherme Gontijo Flores, convidado da Flip, levará a Paraty o Pecora Loca, grupo de performances musicais com poesias gregas ou latinas.

    Homero e axé 2 Eles tocam as poesias com a percussão de diversos ritmos, como o funk americano e o axé. A apresentação ocorre em um sarau de poesia e tradução no bar Camoka, em Paraty. Gontijo lançará o livro "Algo Infiel".

    Sad end Felipe Botelho Corrêa, também na Flip, enviou traduções de Lima Barreto para Marlon James e Paul Beatty. Os dois receberão em casa "The Sad End of Policarpo Quaresma" e uma tradução de "O Homem que Sabia Javanês".

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024