• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 13:23:10 -03
    Maurício Meireles

    Escritora diz ter sido vítima de golpe com oficina falsa na Flip

    28/07/2017 14h19

    Uma escritora radicada no Recife diz ter sido vítima de um estelionatário, que ofereceu inscrição para uma oficina literária na Flip, usando o nome da curadora Joselia Aguiar e da Casa Azul, instituição que organiza a festa literária.

    Sabrinna Santos de Moura registrou um boletim de ocorrência nesta quinta (27), na Delegacia de Polícia de Repressão ao Crime Cibernético de Pernambuco, às 12h47, denunciando o caso.

    Ela recebeu um convite, por e-mail, com os timbres da Casa Azul e da festa literária, bem como da Off Flip, para ministrar uma oficina para escritoras mulheres. Um dos documentos era supostamente assinado pela curadora.

    Ela passou seu endereço, RG e CPF para o e-mail casazul.flip@gmail.com, que não é o e-mail institucional da organização. Também pagou uma taxa de R$ 100 e foi informada que receberia informações sobre passagem e hospedagem próximo ao evento. As informações nunca chegaram.

    Moura diz ainda que muitos dos e-mails que recebeu sumiram de sua caixa de entrada —e ela só tinha cópias de alguns porque os encaminhou para sua editora— e que acredita que invadiram a sua conta, já que ela cedeu os seus dados.

    Procurada, a Casa Azul diz que o caso é claramente uma fraude e que também fará uma denúncia à polícia assim que a Flip acabar.

    *

    Luli Penna/Reprodução
    Ilustração de Luli Penna em 'Sem Dó', livro sobre a história de um casal apaixonado na São Paulo dos anos 1920, que sairá pela editora Todavia
    Ilustração de Luli Penna em 'Sem Dó', livro sobre a história de um casal apaixonado na São Paulo dos anos 1920, que sairá pela editora Todavia

    *

    Quebra-quebra O escritor jamaicano Marlon James tem dito que vai "tear the panel apart" na Flip. Em português, a expressão quer dizer que ele planeja "quebrar tudo" em seu debate com o americano Paul Beatty neste sábado (29).

    Quebra-quebra 2 O motivo é que nem ele nem Paul Beatty, seu amigo, acreditam no conceito de "grande romance americano", que dá nome à mesa da dupla.

    Quebra-quebra 3 O jamaicano, aliás, está querendo comprar uma sunga nova, porque esqueceu a sua e quer mergulhar de snorkel em Paraty.

    Ensaio Julián Fuks vai explorar melhor as questões que tratou em sua mesa na Flip, sobre o conceito de pós-ficção em vez de dizer autoficção, em um ensaio que está escrevendo.

    Ensaio 2 O texto estará num livro organizado por Manuel da Costa Pinto a ser lançado pelo Litercultura, evento do qual ele é curador, no ano que vem. Também escrevem Christian Dunker, Vladimir Safatle e outros.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024