• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 16:59:41 -03
    Maurício Meireles

    Ensaio vai analisar presença da mineração na obra de Drummond

    07/10/2017 02h00

    Divulgação
    O escritor Carlos Drummond de Andrade sorri para a câmera de Fernando Sabino; a cena faz parte do curta-metragem "O Fazendeiro do Ar"
    O escritor Carlos Drummond de Andrade sorri para a câmera de Fernando Sabino; a cena faz parte do curta-metragem "O Fazendeiro do Ar"

    José Miguel Wisnik prepara, para 2018, um novo ensaio: "Maquinação do Mundo", sobre a exploração dos recursos naturais, com foco na mineração, na obra de Carlos Drummond de Andrade. O centro da análise é Itabira.

    A ideia surgiu em uma visita à cidade natal do poeta, onde Wisnik conheceu o pico do Cauê —mencionado na obra de Drummond—, transformado em uma cratera pela exploração do minério de ferro.

    Em sua pesquisa, Wisnik passa por 1910, quando uma mineradora começou a comprar terras de itabiranos desavisados, e pela criação da Vale. Sai pela Companhia das Letras.

    *

    Nazismo Nas negociações antes da Feira de Frankfurt, que começa na terça (10), a Companhia das Letras comprou "La Mort d'Hitler" (a morte de Hitler), de Jean-Christophe Brisar e Lana Parshina. Os autores tiveram acesso a arquivos secretos da KGB com detalhes sobre a caça dos soviéticos para recuperar o corpo do ditador nazista.

    Nazismo 2 Os novos documentos permitem saber a configuração do bunker de Hitler e seus planos de fuga, além de trazerem relatos de testemunhas dos últimos dias do führer. O livro lança luz sobre o final do nazista, tentando responder questões como os motivos de Stálin para fazer o mundo acreditar que o alemão havia escapado com vida.

    Poesia A Relicário Edições, de Belo Horizonte, prepara para o ano que vem dois volumes de versos da argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972), que nunca teve sua poesia traduzida no Brasil.

    Poesia 2 No ano que vem, saem "A Árvore de Diana" e "Os Trabalhos e as Noites", de 1962 e 1965, respectivamente. A tradução será de Davis Diniz, e os livros terão prefácios assinados por especialistas na obra da autora.

    Piada Gregorio Duvivier preparou, para a Ubu, "Poema-Piada", antologia de poesia engraçada. São 26 autores brasileiros, como Gregório de Matos, Drummond, Glauco Mattoso, Zuca Sardan e Bruna Beber. O livro sai em novembro.

    Direitos A embaixada da Espanha lança a versão brasileira do site New Spanish Books (newspanishbooks.br.com), para divulgar livros espanhóis com os direitos disponíveis para venda no país.

    Ativismo A Bertrand comprou os direitos de "Are Prisons Obsolete?" (são as prisões obsoletas?), de Angela Davis.

    Ativismo 2 Na obra, a ativista americana investiga as origens do sistema prisional americano, questiona sua eficácia e propõe sua abolição —acusando-o de ser racista. O livro sai no ano que vem, mas a editora lança ainda em 2017 "A Democracia da Abolição", também da autora, que ficou presa 16 meses por seu ativismo nos anos 1970.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024