• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 03:19:19 -03
    Maurício Meireles

    Editoras fogem de calhamaços

    14/10/2017 04h04

    Na Feira de Frankfurt, que termina neste domingo (15), os editores brasileiros estão fugindo de calhamaços. O motivo é a alta no preço dos livros, que ficou represado por dez anos e em 2016 começou a subir. As maiores obras costumam ser os de não ficção, com até mil páginas.
    No Brasil, um livro assim pode passar de R$ 100. Uma tiragem grande reduz custos. "É uma pena, mas é a realidade. Em 2016, dividimos uma obra em dois volumes e os fãs reclamaram muito", diz Sônia Machado Jardim, presidente do grupo Record.

    Está frio De resto, a impressão dos brasileiros é que, pelo terceiro ano, a feira não tem um grande livro. O que é até bom em ano de crise, porque evita-se leilões que chegam a cinco dígitos.

    Está quente Mas há negociações que esquentam. A americana Anna Todd, best-seller internacional com a série "After" (Paralela), não vai publicar seu novo projeto pela sua editora americana, a Simon & Schuster.

    After (Vol.1)
    Anna Todd
    l
    Comprar

    Está quente 2 Todd resolveu voltar para a autopublicação, na qual começou. Nos EUA, ela vai cuidar da impressão da nova série, "The Brightest Stars", e já contratou uma distribuidora para colocá-lo em livrarias.

    Está quente 3 Ela fechou um acordo para ser representada pela agência literária brasileira Bookcase, que já vendeu os direitos para cinco países. A empresa diz que o valor bateu US$ 1 milhão. Agora, a ideia é levar a obra a leilão no Brasil.

    Deus me livre A autobiografia de Cher, que causou burburinho na feira, não empolgou os brasileiros até agora. Palavras de uma editora: "Só quero isso se for para saber o nome do cirurgião plástico dela e lembrar de não ir nele.

    Manuscrito A Rocco fechou a compra do "The Only Story", novo livro – e ainda inédito – de Julian Barnes. Um manuscrito ainda bruto tem sido mostrado aos editores, mas eles ainda fazem mistério sobre a sinopse.

    Fascismo Na mesa 26K do Agent's Center, onde fica a brasileira Agência Riff, o livro que mais desperto interesse de editores estrangeiros foi "Como Conversar com um Fascista", de Márcia Tiburi.

    Letra e verso A Companhia das Letras comprou os direitos de "The Flame", livro que reúne a produção final de letras e poemas de Leonard Cohen. O livro funciona como uma espécie de despedida.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024