• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 16:11:19 -03
    Maurício Stycer

    Tudo pela audiência

    15/05/2016 02h01

    A Globo anunciou nesta semana a alteração da data de exibição do último capítulo de "Totalmente Demais". Em vez de sexta-feira, 27 de maio, como programado, ele irá ao ar na segunda-feira, dia 30.

    O comunicado enviado à mídia informou se tratar de uma iniciativa inédita –nunca antes uma novela da emissora terminou no primeiro dia da semana. Segundo pesquisadores, já ocorreu antes, na década de 1970 do século passado. No caso, não faz muita diferença.

    Original ou não, a decisão pode ser considerada histórica. Mostra que a emissora hoje é capaz de alterar um dos seus procedimentos mais rotineiros e mexer em um dos hábitos mais arraigados dos seus espectadores.

    O que motivou tal malabarismo? Em uma palavra: audiência.

    Desde 2012 uma novela das 19h30 não alcançava números tão bons no Ibope quanto "Totalmente Demais". Em São Paulo, tem sido frequentemente o programa mais assistido da Globo, à frente de "Velho Chico", a novela principal, e dos noticiários.

    Candidato a bater recorde, o último capítulo se viu ameaçado pelo calendário. Por conta do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 26 de maio, é bem possível que uma parcela do público deixaria de ver o desfecho da trama no dia seguinte.

    A mudança também visa a concorrência. Um dia antes de a Globo comunicar a nova data, a Record havia informado que iria estrear uma novela, "Escrava Mãe", no dia 30, no mesmo horário de "Haja Coração", a sucessora de "Totalmente Demais".

    A Record, evidentemente, sentiu o golpe e vai mudar a data de estreia do seu folhetim. Mais notável, porque incomum, é ver tão abertamente a preocupação da Globo com uma estreia da concorrente.

    Novos tempos –há cada vez menos gente vendo TV aberta e, por isso, menos audiência para eventualmente dividir com os rivais. É isso que sinaliza o gesto da emissora líder.

    A transição de "Totalmente Demais" para "Haja Coração" envolve, ainda, uma ação de marketing curiosa. Uma personagem da nova novela, Fedora (Tatá Werneck), vai aparecer em cena do último capítulo da trama que se despede.

    Na terça-feira (31), a Globo vai reprisar o último capítulo de "Totalmente Demais" horas antes da estreia de "Haja Coração". Assim, Fedora aparecerá nas duas novelas no mesmo dia.

    Não deixa de ser sugestivo que Tatá Werneck tenha sido a escolhida para esta operação. Ao lado de Fábio Porchat, ela protagoniza um humorístico no canal pago Multishow intitulado "Tudo Pela Audiência". Afinal, é exatamente disso que se trata essa operação de adiamento do fim da novela.

    Faltou dizer algo. Por que "Totalmente Demais" fez todo esse sucesso? A comédia romântica de Rosane Svartman e Paulo Halm girou em torno de uma história clássica de Cinderela, modernizada, é claro, com vocabulário extraído das redes sociais e subtramas juvenis, saídas de "Malhação".

    A jovem e sofrida heroína, Eliza (Marina Ruy Barbosa), se viu entre dois amores, o jovem pobre que ela conheceu nas ruas, Jonatas (Felipe Simas), e Arthur (Fábio Assunção), o homem maduro e rico que a transformou numa mulher.

    Saber com quem Eliza vai ficar no final é o principal assunto que interessa aos espectadores da novela.

    mauricio stycer

    É jornalista, repórter e crítico e autor de 'Adeus, Controle Remoto'.
    Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024