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    Maurício Stycer

    A TV fora da TV

    05/06/2016 02h03

    A Globo quebrou um velho hábito do espectador ao deixar de exibir o último capítulo de "Totalmente Demais" numa sexta-feira, guardando-o para uma segunda. A decisão, que resultou em recorde de audiência, é sintoma de uma mudança mais profunda, já bem visível nos canais de TV paga.

    A grade rígida, com os programas obedecendo a horários e dias fixos, ainda está lá, mas as opções oferecidas ao espectador são cada vez maiores. Um recurso conhecido é o da repetição de um mesmo programa em diferentes dias e horários. Perdeu o último episódio de "Game of Thrones" no domingo? Ao longo de uma semana, os canais HBO oferecem dez opções de reprise.

    O recurso à repetição subsiste, mas também está ficando obsoleto. Para quem assina pacotes de TV paga, e dispõe de boa internet, é muito mais confortável assistir ao programa desejado na versão on-line do canal que o exibe, na hora em que bem entender. Isso já vale para canais dos grupos Fox, Turner, HBO e Globosat, entre outros.

    Um expediente menos comum, e ousado, é o que o Canal Brasil, da Globosat, adotou na promoção da segunda temporada de "Bipolar Show", programa criado e apresentado pelo ator Michel Melamed.

    Com estreia programada para a última terça (31 /5), o primeiro episódio ficou disponível na internet desde a sexta (27/5). Ou seja, por quatro dias, os fãs ou os interessados em conhecer o programa tiveram a oportunidade de ver antes.

    "Bipolar Show" é um programa de entrevistas bem pouco convencional, no qual Melamed provoca seus entrevistados com improvisos, faz performances, declama textos e, eventualmente, faz alguma pergunta a eles. Na estreia da segunda temporada, o convidado foi Marcelo Adnet.

    É a segunda vez que o canal adota essa estratégia de "pré-estreia" de um programa seu. Em 2015, alguns episódios da série documental "Ayrton Retratos e Memórias", sobre Ayrton Senna, ficaram disponíveis on-line antes da exibição no próprio canal.

    O objetivo dessa estratégia de "degustação", segundo André Saddy, diretor de conteúdo e comunicação do Canal Brasil, "é trazer novos espectadores e assinantes para o canal, por meio da divulgação do que temos de melhor em termos de conteúdo, de uma forma mais abrangente e efetiva (internet)".

    Com "Totalmente Demais", além de mudar o dia do último capítulo, a Globo também fez duas experiências de TV fora da TV. Exibiu um capítulo zero (fraco, por sinal) na internet antes da estreia da novela e agora apresenta um "spin off", com a história pregressa de alguns personagens, igualmente em versão on-line.

    Claramente, essas iniciativas vão além da promoção dos produtos. É, de fato, uma busca por um novo público.

    Pesquisa divulgada em maio, nos EUA, pela consultoria PDG, quis saber o que os espectadores preferem, se forçados a escolher apenas uma opção: TV paga ou serviços de streaming? Entre 18 e 24 anos, 66% dos entrevistados escolheram a segunda opção. No outro extremo, 77% dos maiores de 65 anos preferem a primeira.

    Em tempo: dou um descanso aos leitores nas próximas três semanas e retorno a este espaço no próximo dia 3 de julho.

    mauricio stycer

    É jornalista, repórter e crítico e autor de 'Adeus, Controle Remoto'.
    Escreve aos domingos.

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