• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 16:01:13 -03
    Maurício Stycer

    'Rock Story' é comédia romântica que não trata o espectador como idiota

    19/03/2017 02h00

    Num momento de rebaixamento visível e, creio, intencional da qualidade das novelas da Globo, uma comédia romântica se destaca por simplesmente fazer o básico. Apesar de leve e despretensiosa, "Rock Story", de Maria Helena Nascimento, mostra que é possível produzir bom entretenimento sem tratar o espectador como idiota.

    A novela chama a atenção, desde o primeiro capítulo, por um aspecto elementar, hoje moeda corrente mesmo em séries medíocres: os seus personagens não são tipos chapados, exclusivamente bons ou maus. Tanto os protagonistas quanto os "vilões" da trama têm qualidades e defeitos, são contraditórios e multidimensionais.

    Como indica o título, "Rock Story" trata do universo musical. O protagonista é Gui Santiago (Vladimir Brichta), um roqueiro famoso dos anos 1980, hoje na fase descendente da carreira. O seu antagonista é um jovem cantor romântico, Leo Regis (Rafael Vitti), cuja carreira é medida pelos "likes" e "curtidas" de suas fãs nas redes sociais.

    Por mais simpatia que a autora tenha pelo roqueiro, ele é retratado como um quarentão imaturo, amoroso, mas irresponsável com os filhos, bem-intencionado, mas desastrado nas suas relações sociais.

    Já o jovem cantor, de origem humilde, lida mal com a fama e o dinheiro recém-adquiridos, mostra-se um tipo desprezível com as mulheres, mas parece disposto a se tornar uma pessoa melhor.

    Entre os dois, está Diana (Alinne Moraes), a personagem mais complexa da novela. Ela trabalha na gravadora decadente do pai, dedicada a artistas do universo do rock, foi casada com Gui e chegou a ser noiva de Leo, até abandoná-lo no altar. Diana comete maldades, como uma típica vilã de novela, mas está o tempo todo em conflito com os próprios atos.

    Num momento em que a música sertaneja e o funk ocupam quase todos os programas de TV, inclusive a trilha sonora de novelas, "Rock Story" parece de outro mundo quando põe para tocar Raul Seixas, Mutantes, Secos & Molhados, Milton Nascimento, Legião Urbana, Titãs, Cazuza... Além do pé na nostalgia, a novela não afaga o público mais jovem –o mais desejado pelos executivos da televisão. Ao contrário, o provoca.

    O anti-herói Leo Regis tem sido usado como exemplo de comportamentos condenáveis e criminosos. Ferido após ter sido rejeitado por Diana, divulgou fotos íntimas dela na internet. Em outro episódio, agarra uma jovem DJ, sob a justificativa de que ela "deu mole" para ele ao tomar sol na praia sem a parte de cima do biquíni.

    O escândalo com a DJ ocorreu depois que Lázaro (João Vicente de Castro), empresário de Leo, combinou com a revista "Famosos" que o cantor passaria uns dias no resort da publicação para melhorar a sua imagem. "E o editor adorou a ideia. Vai ser assim: 'Leo Regis se recompõe depois da separação e do escândalo de vazamento de nudes ao lado do seu clã'. Você vai ganhar cachê por isso, moleque", explica o empresário.

    Personagens menos chapados oferecem mais chances aos atores, mesmo em uma comédia romântica sem maiores ambições. Em meio a atores mais qualificados, como Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Rafael Vitti estão aproveitando bem esta oportunidade oferecida pela novela.

    Exibida na sequência de "Totalmente Demais" e "Haja Coração", duas novelas que fizeram enorme sucesso com propostas bem infantis, "Rock Story" está entrando em sua reta final com boa audiência e, acho, uma missão cumprida.

    mauricio stycer

    É jornalista, repórter e crítico e autor de 'Adeus, Controle Remoto'.
    Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024