• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 14:19:53 -03
    Maurício Stycer

    Netflix avisa a produtores que quer produzir 20 séries por ano no Brasil

    10/11/2017 02h00

    Divulgação
    Leonardo Lima interpreta Pelé durante a infância no filme "Pelé - O Nascimento de uma Lenda"
    Cena de 'Carcereiros', da Globo, que passou no streaming, na TV paga e chega à aberta em 2018

    Nesta mesma quarta-feira (8) em que Nelson de Sá descreveu na capa da Ilustrada os novos planos da Globo para enfrentar a Netflix, a empresa americana reuniu em São Paulo os maiores produtores independentes do país para falar sobre séries de TV.

    A reunião foi comandada por Ted Sarandos, o principal executivo da Netflix na área de conteúdo, responsável por gerir um orçamento estimado em US$ 6 bilhões em 2017.

    Atenderam ao convite de Sarandos os sócios de produtoras do naipe da O2, Conspiração, Gullane, Prodigo, RT Features, Zazen e Porta dos Fundos, além de gente já envolvida na criação de séries para a empresa, como Los Bragas, Boutique Filmes e Gatacine.

    Conversei com três pessoas que participaram da reunião, e todas saíram do encontro muito impressionadas. A Netflix apregoou a intenção de produzir 20 séries por ano no Brasil.

    A meta está muito longe da realidade atual. Em outubro de 2016, a empresa lançou a sua primeira série brasileira, "3%", e nenhuma outra estreou este ano. Nesta sexta-feira (10), o serviço de streaming lança o primeiro filme de ficção que produziu, "O Matador", de Marcelo Galvão.

    Para 2018, existe a promessa do lançamento de uma segunda temporada da futurista "3%" e de duas novidades, o drama político-policial "O Mecanismo", criada por José Padilha, com Selton Mello, e a comédia "Samantha!", com Emanuelle Araújo e Douglas Silva.

    Na segunda-feira (6), a empresa divulgou que vai produzir em 2018 a série "Coisa Mais Linda", uma ficção ambientada nas décadas de 1950 e 60.

    Flaviano Vaz Fotografia/Divulgação
    Netflix reúne produtores nesta quarta-feira (8) em São Paulo para discutir produção brasileira
    Netflix reúne produtores nesta quarta-feira (8) em São Paulo para discutir produção brasileira

    A intenção de acelerar este ritmo ainda tímido de produção começou a ser sinalizada ao mercado nos últimos meses com a contratação de quatro novos executivos, "roubados" da HBO, Twitter e Conspiração.

    Na reunião desta semana, Sarandos passou a mensagem que a empresa não está preocupada com orçamentos. "História é o que importa" foi o recado principal. Questionados sobre formatos de série, número de episódios e temas, os executivos bateram na tecla que estão abertos a qualquer proposta.

    Alguém observou que o Brasil tem carência de técnicos e profissionais na área e, para surpresa geral, a Netflix afirmou ter interesse em financiar projetos de formação de mão de obra.

    O serviço de streaming informa ter 109 milhões de assinantes e que mais de 50% deles estão fora dos Estados Unidos. Mas nada se sabe, oficialmente, sobre o tamanho de sua clientela no Brasil.

    Especula-se que o número de assinantes seria de 5 milhões a 7 milhões e que o país seria o segundo ou o terceiro maior mercado externo da empresa.

    Na comparação com outros mercados relevantes, o custo-beneficio de produzir séries no Brasil parece ser bom para a Netflix. Além disso, a concorrência ainda é incipiente no país e a discussão sobre regulamentação dos serviços de vídeo por demanda está apenas começando. Ou seja, o momento parece ser bem propício para marcar posição e ocupar o espaço, o que a Globo também está tentando fazer.

    Resta ver o quanto os planos da empresa americana são reais ou apenas estratégia de marketing. Chamou a atenção de participantes da reunião com Sarandos o fato de que a foto reunindo todos tenha sido feita antes da conversa, e não depois. A intenção de divulgar o evento rapidamente falou mais alto.

    mauricio stycer

    É jornalista, repórter e crítico e autor de 'Adeus, Controle Remoto'.
    Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024