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    Mercado Aberto

    Centro de teste automotivo é projetado em MG

    12/07/2013 03h00

    Uma empresa paulista de soluções industriais planeja implantar em Minas Gerais um centro privado para testes de novos automóveis.

    A Partner Parcerias assinou um protocolo de intenções com o governo estadual para tirar do papel o projeto de um campo com 3 milhões de m² em Lagoa dos Patos (a 513 km de Belo Horizonte).

    Montadoras poderiam alugar um espaço com retas, curvas, serras e rampas, tanto no asfalto como em terra e paralelepípedos, e usar laboratórios de análises para veículos leves e pesados.

    "O intuito não é fazer só um conjunto de pistas, mas um centro tecnológico de desenvolvimento veicular", diz Luís Jacyntho, dono da Partner.

    O orçamento preliminar, segundo ele, chega a R$ 270 milhões. A empresa, que já atua com montadoras, usará recursos próprios e buscará investidores, financiamentos e incentivos do governo mineiro.

    A proposta é iniciar as obras ainda neste ano e concluir toda a construção em 2016.

    Minas foi responsável por 25% da produção automotiva brasileira em 2012, segundo a Anfavea (associação do setor) e conta com fábricas da Fiat, da Iveco e da Mercedez-Benz.

    Para Jacyntho, porém, o local também deve ser procurado por montadoras de fora.

    "A demanda é muito grande. Hoje, muitas empresas enviam veículos para suas matrizes estrangeiras, por não terem estrutura específica."

    A empresa diz que a região de Lagoa dos Patos já é usada para testes em campos menores e apresenta clima adequado.

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    Frota nova

    A Viação Catarinense, do grupo JCA, fará um aporte de R$ 52 milhões para comprar 110 ônibus novos. Com o investimento, a companhia deverá reduzir a idade média de sua frota de 4,7 anos para 2,2.

    "Quanto mais carros novos temos, menos problemas de manutenção aparecem. E ainda conseguimos elevar a satisfação do cliente", diz o diretor-executivo da empresa, Marcelo Pierobon.

    Cálculos da viação mostram que o gasto com manutenção de um ônibus novo é de R$ 0,04 por quilômetro rodado. Com um veículo de cerca de dez anos, chega a R$ 0,20.

    "Isso sem falar em mão de obra, estamos considerando apenas as peças."

    Caio Cezar - 29.jun.12/Folhapress
    Marcelo Pierobon, diretor-executivo da viação
    Marcelo Pierobon, diretor-executivo da viação

    A Catarinense deve ter uma queda no ritmo de crescimento neste ano devido ao pouco número de feriados, segundo Pierobon.

    "Quem viaja com a gente é mais por lazer. Trazemos pessoas para o litoral de Santa Catarina."

    A expectativa é que a expansão fique entre 6% e 7%, dependendo dos reajustes nos preços das passagens autorizados pelo governo. Em 2012, a alta foi de 12%.

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    Queda portuária

    O porto de Vitória caiu no ranking de maiores movimentações de cargas no país no primeiro trimestre de 2013, segundo dados recém-divulgados pela Antaq (agência de transportes aquaviários).

    Com uma queda de 41% em comparação com o mesmo período de 2012, o porto deixou o nono lugar e foi para a 13ª colocação.

    Três motivos explicam o cenário, de acordo com a Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo, responsável pela administração).

    Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

    "A crise europeia afeta muito a nossa atividade, porque o Estado é muito dependente desse mercado", diz o diretor de infraestrutura e operações, Hugo Amboss Merçon.

    O porto também está em obras desde 2012, com a ampliação do cais comercial e serviços de dragagem, o que reduziu parte das operações.

    Merçon aponta ainda a extinção pelo Senado, no ano passado, de um fundo que apoiava empresas do Estado com operações exteriores.

    "Temos observado nos últimos anos um crescimento muito grande da movimentação da indústria e do gás. Por isso, mesmo com a queda, nossa receita financeira tem ficado no mesmo patamar."

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    Férias nos resorts

    As agências de viagens são usadas por 44% dos hóspedes de resorts como principal canal para reservas, de acordo com pesquisa da associação brasileira do setor.

    Em seguida aparecem as compras feitas por meio de telefone e e-mail do hotel (32% dos clientes), sites na internet (18%) e agências de viagens on-line (6%).

    A pesquisa, contratada pela Resorts Brasil e realizada pela Guest Associados, ouviu 2.953 turistas durante o período de alta temporada.

    Com 16% das respostas dos entrevistados, as praias aparecem como principal atrativo para quem opta por esse tipo de hospedagem.

    21% dos entrevistados já estiveram em mais de cinco resorts

    54% dos ouvidos afirmaram que viajam com crianças

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    Visita inglesa

    O inglês Lloyd Dorfman, fundador e chairman da Travelex, uma das maiores empresas de câmbio do mundo, está no Brasil para conhecer as principais lojas da Confidence Câmbio.

    Em 2011, a Travelex comprou 49% da empresa brasileira. O restante será adquirido no próximo ano. Após a transação ser finalizada, a Confidence deverá representar 12% do faturamento da companhia inglesa.

    "O Brasil nos dá uma plataforma para desenvolvermos nossos negócios na América Latina", diz Lloyd, sem especificar quais são os países onde a empresa deve investir. "Entraremos nos outros países com uma combinação de negócios próprios e aquisições."

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    Ajuda... O Sebrae-MG, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o Instituto Euvaldo Lodi e a Fapemig (fundação de amparo à pesquisa) vão retomar o Programa Inventiva, que fornece suporte financeiro a micro e pequenas empresas.

    ...mineira O objetivo é transformar protótipos em produtos que possam ser comercializados. A previsão é que 15 projetos sejam apoiados até o final de 2014, com uma média de R$ 40 mil para cada um.

    Pé... A marca de calçados Democrata se prepara para inaugurar no segundo semestre quatro lojas nas cidades de Quito (Equador), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai).

    ...sul-americano Já há uma loja localizada em Quito e outra em Buenos Aires --no Brasil, são 20 licenciadas. O plano da empresa é chegar nos próximos anos aos mercados chileno e uruguaio.

    Conversa digital A Embratel fez parceria com a PromonLogicalis, provedora de tecnologia da informação, para oferecer serviços de telepresença em Full HD. O alvo são empresas com filiais distantes.

    Saudável A eWave do Brasil, multinacional israelense com soluções em tecnologia, vai criar uma unidade de negócios na área da saúde. Em 2012, o faturamento no país foi de R$ 30 milhões.

    Alves/Editoria de Arte/Folhapress

    com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE LUCHETE e LEANDRO MARTINS

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    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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