• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 20:28:54 -03
    Mercado Aberto

    Grupo investe R$ 250 mi em shopping no PR

    30/07/2014 03h00

    A construtora e administradora de shopping centers Catuaí vai investir R$ 250 milhões em um empreendimento em Foz do Iguaçu (PR), distante cerca de 640 quilômetros de Curitiba.

    O município foi escolhido devido à proximidade com a Argentina e o Paraguai, e também por ser um polo turístico da região.

    "O câmbio está muito atrativo e aumenta o poder de compra de países vizinhos, em especial do Paraguai. Com isso, a cidade tem potencial para atrair quase um milhão de consumidores", explica Alfredo Khouri Junior, presidente do grupo.

    O empreendimento terá 65 mil m² de área construída e capacidade para 200 lojas e cinco salas de cinema.

    Editoria de Arte/Folhapress

    "Uma das salas terá programação regular em espanhol para atender o público internacional."

    O fato de fazer fronteira com países que oferecem produtos com preços abaixo dos praticados no Brasil não irá afugentar os clientes brasileiros, segundo Khouri.

    "No Brasil, há a opção de fazer compras parceladas, além da venda de produtos com garantia."

    O grupo Catuaí já construiu outros quatro shoppings, todos no interior do Paraná, mas vendeu a parcela majoritária à BRMalls, que assumiu a administração.

    Apesar de ser paranaense, o escritório da empresa fica em São Paulo. "Temos interesse em construir shoppings na capital paulista. A dificuldade é encontrar terrenos, além da concorrência."

    *

    Trator mineiro

    A Tracbel, grupo mineiro que vende máquinas pesadas, vai ampliar a sua rede de atendimento com a abertura de duas unidades.

    Serão construídos centros de distribuição em Bebedouro (SP) e Uberlândia (MG) com investimento de cerca de R$ 30 milhões.

    Mais R$ 15 milhões serão aportados na modernização de sistemas de informática.

    Editoria de Arte/Folhapress

    "O momento da economia é difícil, mas decidimos manter os investimentos porque temos um projeto de longo prazo, que não depende apenas do cenário atual", diz o CEO, Luiz Gustavo de Magalhães Pereira.

    "A expansão terá foco no pós-venda para melhorar a estrutura de manutenção da frota já comercializada."

    As unidades receberão recursos próprios e devem ser entregues em 2015. Hoje, há 25 pontos em operação.

    A empresa representa marcas como Volvo, Michelin e Massey Ferguson, com equipamentos para mineração, construção, siderurgia, reflorestamento e agricultura, entre outras áreas.

    No primeiro semestre deste ano, o grupo cresceu 14% ante o mesmo período de 2013, segundo Pereira.

    *

    Debate na indústria

    Nos encontros que a CNI realiza separadamente nesta quarta-feira (30) com os três principais candidatos à eleição presidencial, serão 12 os executivos que farão as perguntas.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Entre eles -pela ordem dos debates- Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, e Paulo Godoy, presidente da Alupar, questionarão Eduardo Campos. Pedro Passos, sócio da Natura e presidente do Iedi, além de Wilson Ferreira Jr, presidente da CPFL e da Abdib, farão as perguntas para Aécio Neves.

    No bloco da presidente Dilma Rousseff, entrarão Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, e Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq (entidade do setor de máquinas e equipamentos).

    A CNI preparou 42 estudos com propostas que serão entregues aos candidatos. "Para todos os temas relevantes foram apresentados projetos concretos", diz Robson Andrade, presidente da entidade.

    *

    Alto escalão

    Pouco mais de 35% dos ex-alunos da FGV ocupam cargos de diretores ou posições superiores, como presidente, vice-presidente e CEO.

    O dado é de levantamento feito com 833 profissionais pela ExGV (associação de ex-alunos da instituição) em parceria com o SurveyMonkey.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A pesquisa também mostra que 34,8% são sócios-proprietários de empresas. "Isso mostra uma característica grande da GV de treinar pessoas para empreender e questionar", diz a responsável pela pesquisa, Carolina Roxo.

    Em relação à área de atuação, 23,8% trabalham em consultoria e 20,4% com administração empresarial.

    *

    Alimentação... A Unik, de cartões de benefícios, fechou parceria com a bandeira VR para lançar plásticos de vale-refeição e alimentação.

    ...magnética A empresa atua hoje com outros serviços, como cartões de pagamento e adiantamento de salários e vale-transporte.

    Harmonização A Cacau Show se aliou à fabricante de cachaça Seleta para lançar um bombom que tem a bebida em seus ingredientes.

    Da Oceania A HB "" Hot Buttered, marca australiana de óculos e roupas masculinas, pretende abrir três lojas próprias no país até 2015.

    Editoria de Arte/Folhapress

    com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS e ISADORA SPADONI

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024