• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 21:14:56 -03
    Mercado Aberto

    Micro e pequenas empresas têm maior queda de faturamento em 12 meses

    20/10/2014 03h00

    O faturamento das micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo caiu pelo sexto mês consecutivo.

    Em agosto, a retração chegou a 8,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse foi o maior recuo registrado nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisa do Sebrae-SP.

    No total, as empresas tiveram uma receita de R$ 47,4 bilhões. O setor do comércio puxou a queda, com -16,6%.

    "A desaceleração econômica do país tem um peso grande nessa diminuição do faturamento das micro e pequenas", afirma Letícia Aguiar, consultora do Sebrae-SP.

    "Mas a retração do comércio também está ligada diretamente à deterioração da confiança do consumidor."

    Editoria de arte/Folhapress

    O comércio havia iniciado o ano com alta. Desde março, no entanto, apresentou seis quedas consecutivas.

    A indústria, por sua vez, vem recuando desde o ano passado, com alguns incrementos esporádicos.

    "Como já apresentou um 2013 fraco, o setor tem registrado quedas mais amenas", diz Aguiar. Em agosto, a retração ficou em 3,5%.

    O levantamento mostra ainda que 56% dos empresários acreditam que a situação de seus negócios será mantida nos próximos seis meses.

    "Como o desempenho não é positivo desde março, isso significa que eles não esperam grandes resultados."

    No mesmo período do ano passado, a parcela dos que apontavam para uma manutenção no nível de atividade da empresa era de 49%.

    Em relação à economia brasileira, 51% disseram que não deverá haver mudanças. Pouco mais de 20% afirmaram que deverá haver uma deterioração do cenário. Há um ano, essa parcela não chegava a 15%.

    *

    Empresas terão terminal de cargas em Paranaguá

    A Enne Engenharia, de São Paulo, e os grupos paranaenses RF e Paraíso Participações vão construir um terminal de cargas em Paranaguá (a 75 quilômetros de Curitiba).

    Editoria de Arte/Folhapress

    O empreendimento ocupará uma área de 210 mil metros quadrados, com infraestrutura para receber caminhões que tem como destino o porto localizado na cidade.

    O parque logístico ficará a 12 quilômetros de distância do porto e receberá um investimento de R$ 30 milhões.

    "Com o sistema de agendamento usado por Paranaguá, os caminhões só podem acessar o local em horários determinados. Nosso terminal servirá de apoio para o planejamento e a chegada dos veículos à cidade", diz André Perez, diretor da Greenlog, empresa criada para o projeto.

    A carga movimentada no empreendimento seguirá o perfil do porto. "Os principais clientes serão embarcadores de soja, milho e de contêineres", afirma Perez.

    Os recursos para a obra serão aportados pelos sócios, de acordo o executivo. O terminal deverá operar em 2015.

    Uma das empresas envolvidas no negócio, a Enne, faz parte do grupo paulista Senpar Terras, que atua com investimentos imobiliários, hotéis e concessão rodoviária.

    *

    Marcas na memória

    Com a inclusão de quatro categorias inéditas, o Folha Top of Mind, principal prêmio de lembrança de marca no Brasil, anunciará os vencedores da 24ª edição na próxima segunda-feira (27).

    A cerimônia ocorrerá no HSBC Brasil, em São Paulo, e premiará um total de 50 categorias variadas.

    O resultado foi obtido após pesquisas realizadas pelo Datafolha com quase 6.000 consumidores, em 171 municípios de todos os Estados.

    Categorias inéditas: absorvente feminino, empréstimo pessoal, entrega de encomendas, tablet

    Categorias que estão de volta: camisinha, iogurte

    5.994 é o número de pessoas entrevistadas pelo Datafolha em 171 cidades do país

    *

    Logística na foto

    Raquel Cunha/Folhapress
    Thiago Oliveira, presidente da transportadora
    Thiago Oliveira, presidente da transportadora

    A IS Logística encontrou uma forma de reduzir gastos desnecessários, como horas extras excessivas. A empresa equipou os motoristas de seus veículos com celulares que passaram a registrar toda a sua movimentação.

    Ao buscar a mercadoria, o funcionário fotografa o código de barra que a encomenda recebeu e a envia para a sede. Da mesma forma, todos os passos seguintes são comunicados e o transporte pode ser monitorado.

    "É possível saber em tempo real em que etapa está a mercadoria", afirma o presidente e fundador da IS Logística, Thiago Oliveira.

    "O acompanhamento melhorou muito nestes três meses [em que foi implantado o projeto]. Antes, a pessoa parava em shopping, em outros lugares. Tínhamos muito problema de hora extra."

    O empresário, que começou a trabalhar como office-boy, abriu a transportadora aos 22 anos com um empréstimo de um amigo para a compra do primeiro carro, que foi pago em 24 meses.

    Hoje, 12 anos depois, Oliveira tem outras três empresas e a IS deverá atingir 400 veículos com o contrato recém-fechado com a Febraban (federação de bancos).

    A empresa vai transportar documentos no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

    "A frota crescerá em 110 veículos, entre carros de passeio, vans e pequenos caminhões e o faturamento, de 39% a 40% em 2014."

    24
    são os Estados em que a empresa tem filiais

    500
    é o número de funcionários que a companhia estima ter até o final deste ano

    *

    Recuo europeu

    O índice que mede o clima dos consumidores europeus recuou quase cinco pontos no terceiro trimestre, na comparação com o período anterior, segundo pesquisa da GfK.

    O indicador, baseado em dados dos 28 países da União Europeia, fechou setembro em 9,1 pontos, em uma escala de -100 a 100 (quanto mais alto, melhor o humor).

    O recuo é reflexo de um desempenho abaixo do esperado em quase todas as nações avaliadas. Na Alemanha, o otimismo se deteriorou rápido, com perda de 42 pontos de junho a setembro.

    Foram ouvidas para o levantamento cerca de 40 mil pessoas nos 28 países.

    *

    Pequena... A Tripda, plataforma para a negociação de caronas, vai expandir sua atuação nos países da América Latina.

    ...nos vizinhos Nas próximas semanas, a start-up do grupo Rocket Internet abrirá filiais na Argentina, no Uruguai e no Chile. A empresa já está na Colômbia e no México.

    Outra praia A It Beach, especializada em calçados, bolsas e acessórios, fechou uma parceria com a loja de departamentos japonesa Isetan. A brasileira terá um showroom na unidade de Tóquio.

    com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS e ISADORA SPADONI

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024