• Colunistas

    Thursday, 02-May-2024 16:05:20 -03
    Mercado Aberto

    Incorporadora terá seis hotéis em Rio e São Paulo

    31/10/2014 03h00

    A incorporadora STX vai investir cerca de R$ 250 milhões no desenvolvimento de seis hotéis nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

    Cidades como Santos, Niterói e Nova Iguaçu foram escolhidos devido à influência da indústria e de instalações da Petrobras, segundo Marcelo Conde, presidente da empresa, que também terá lançamentos nas capitais.

    Editoria de Arte/Folhapress

    "Analisamos ainda se essas localidades teriam potencial turístico para que as taxas de ocupação dos empreendimentos se mantivessem alta nos fins de semana."

    Os empreendimentos terão perfil econômico e bandeira Soft Inn, do grupo hoteleiro BHG, com quem a incorporadora fechou uma parceria há cerca de um ano e meio.

    "Serão prédios com aproximadamente 6.000 m² de área construída e que empregarão em média 50 funcionários diretos", diz Conde.

    Os lançamentos estão previstos para 2015, com exceção da unidade carioca, que ocorrerá em novembro.

    "Acreditamos que existe uma grande demanda por hotéis de negócios, mas queremos atender todo o tipo de público, pois os terrenos estão em regiões com grande oferta de serviços, vida noturna e pontos turísticos."

    O maior empreendimento ficará localizado em Santos, no bairro do Valongo, com 200 apartamentos. A cidade foi escolhida por conta das operações do pré-sal.

    Na região da Lapa, no Rio, ficará o menor empreendimento, com 151 quartos.

    "Além do potencial turístico da região, queremos estar prontos para a Olimpíada."

    *

    Madeixas em série

    A marca de produtos para cabelo Living Proof chega ao mercado brasileiro a partir do próximo dia 5.

    A empresa tem como sócia a atriz Jennifer Aniston, 45, que atuou no seriado "Friends", como Rachel, cujo corte de cabelo foi muito copiado à época.

    "Eu faço de tudo, desde as campanhas publicitárias até opinar na fragrância e no formato das embalagens dos novos produtos", afirmou em entrevista por telefone, dos Estados Unidos.

    Tal Cohen - 14.ago.13/Efe
    Jennifer Aniston, atriz e sócia de marca de produtos para cabelo
    Jennifer Aniston, atriz e sócia de marca de produtos para cabelo

    A atriz disse também que experimenta os artigos em seus próprios cabelos.

    "Recebo pacotes com as novas linhas, testo e mando minha avaliação para eles", diz. Os produtos serão importados pela Imbel e custarão no Brasil de R$ 42 (xampu) a R$ 186 (máscara de tratamento).

    "Eu decidi entrar como sócia por ser uma empresa pequena e realmente científica", diz. A atriz enfatiza a ausência de silicone na fórmula dos produtos, o que ajuda a manter os fios limpos por mais tempo.

    *

    Marca alemã, cozinha italiana

    Após dois anos em Ribeirão Preto (SP), a rede alemã de restaurantes Vapiano terá sua primeira unidade na capital paulista, no Itaim. Outras duas estão programadas para 2015.

    A expectativa de Brenno Floriano, que trouxe a marca para o país, é ter 15 restaurantes na cidade em cinco anos e outros 15 no restante do país até 2024.

    Há, porém, a possibilidade de a matriz investir diretamente nos empreendimentos brasileiros e ampliar o número de lojas para cem.

    "Os alemães pretendem transformar o Brasil no primeiro ou no segundo polo de investimento deles", afirma o empresário.

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Brenno Floriano, CEO no Brasil da rede de restaurantes
    Brenno Floriano, CEO no Brasil da rede de restaurantes

    Na unidade de São Paulo, o aporte é de aproximadamente R$ 6,5 milhões. Floriano projeta que entre 1.200 e 1.500 pessoas passem pelo local por dia. Em Ribeirão, a média é de 800.

    A rede Vapiano é especializada em cozinha italiana e está hoje em 29 países, com cerca de 150 restaurantes em operação.

    O empresário conheceu a marca na Alemanha em 2006 e começou as negociações para trazê-la ao Brasil em 2008.

    29 são os países onde a marca está presente, como Austrália, Coreia do Sul, EUA, Inglaterra, França, Egito e Arábia Saudita

    150 é o número aproximado de restaurantes em operação em todo o mundo

    *

    Voltagem elevada

    Após seis quedas consecutivas, o consumo de energia no mercado livre (que envolve grandes consumidores, como fábricas e shoppings) voltou a crescer.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A alta foi de 0,85% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a agosto, o incremento chegou a 3,2%, de acordo com a comercializadora de energia Comerc.

    O maior número de dias úteis em setembro é apontado como um dos motivos para o incremento.

    Na comparação anual, os segmentos de papel e celulose, embalagem e eletroeletrônicos foram os que registraram as maiores expansões, com 4,59%, 3,45% e 2,63%.

    Veículos e autopeças (-10%) e siderurgia (-2%) foram os únicos a registrar queda.

    *

    Editoria de Arte/Folhapress

    TI em questão

    A necessidade de profissionais qualificados é o maior desafio na área de TI (tecnologia da informação), segundo CFOs de empresas brasileiras ouvidos para uma pesquisa da American Express.

    A mão de obra foi apontada por 40% dos diretores financeiros. Apesar do gargalo, 55% consideram que estão à frente dos concorrentes em relação ao suporte de TI para processos empresariais.

    Entre os CFOs argentinos, a maioria (50%) afirmou que infraestrutura e hardware são as prioridades na área.

    Foram ouvidos em todo o mundo 507 executivos de companhias com receita anual superior a US$ 500 milhões (R$ 1,2 bilhão).

    *

    Alojamento A rede de albergues El Misti vai inaugurar em novembro duas unidades em São Paulo. Hoje, a empresa tem nove empreendimentos em Búzios, Ilha Grande, Rio de Janeiro e Salvador.

    Aprendizado... Sete empresas participarão de uma missão nos Estados Unidos de 1º a 8 de novembro, organizada pela Amcham.

    ...no exterior O roteiro prevê encontros com empresários, aceleradoras e investidores, com foco em capacitação.

    Editoria de Arte/Folhapress

    com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e HELOÍSA NEGRÃO

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024