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    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Setor de acabamento demite e agrava crise na construção

    28/08/2015 03h00

    A construção civil fechou julho com uma queda de 0,87% no nível de emprego no país e acumulou 184,6 mil demissões nos sete primeiros meses de 2015, segundo pesquisa do SindusCon-SP (sindicato do setor).

    Uma das poucas áreas que vinha sentindo menos os cortes, a de acabamento de obras, também foi impactada em julho –baixa de 0,9%.

    Nos meses anteriores, o setor de acabamento conseguiu manter o ritmo por causa de projetos que ainda estavam em andamento, sobretudo na área imobiliária, e que agora começam a chegar ao fim.

    "Sem lançamentos, os trabalhadores que atuam no estágio final das obras são dispensados, pois não há projetos novos para realimentar o ciclo [do mercado imobiliário]", diz José Romeu Ferraz Neto, presidente da entidade.

    "Com todos os segmentos atingidos, está completa a tragédia para o setor."

    Em julho, o Nordeste foi a região que sofreu a maior queda percentual de empregos na construção (-1,09%). O Norte foi a única área com número positivo: 0,75%.

    O SindusCon-SP projeta que o cenário deverá se agravar nos próximos meses e que o ano terminará com cerca de 475 mil postos fechados.

    "A nova fase do Minha Casa Minha Vida ajudaria a segurar um pouco as demissões, mas está atrasada e não há perspectiva de que vá mudar", diz Ferraz Neto.

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    Sem receita para crise

    Apesar de afirmar que o setor de alimentação fora de casa é um dos primeiros a ser atingido por crises, o diretor-geral na América Latina da Nestlé Professional (de soluções para bares, restaurantes e hotéis), Christof Leuenberger, diz que as estratégias da empresa não se alteram no país.

    "Não estamos fazendo programa emergencial e mudando preços. Os projetos atuais não são de crise. São os mesmos que estão funcionando em todo o mundo."

    A empresa foca em duas frentes. A primeira está relacionada ao desenvolvimento de soluções mais versáteis.

    "Como o Docello, [preparo] utilizado em diferentes receitas e que substitui vários processos na cozinha. São produtos que ajudam o restaurante a baixar custo e ter eficiência operacional."

    O segundo pilar da Nestlé Professional é a aproximação dos clientes. No Brasil particularmente, a companhia também trabalha para ampliar a cobertura geográfica.

    "Estamos focando no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Salvador."

    O país é o quinto maior mercado do segmento de alimentação fora de casa da Nestlé. Considerando todas as áreas da empresa, porém, fica na quarta colocação.

    "Isso indica que temos oportunidades aqui. O Brasil tem o mesmo volume de vendas que o México, apesar da população ser maior."

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    Café revisado

    A rede de cafeterias Grão Espresso vai abrir cerca de 60 unidades neste ano e no próximo em todo o país. Hoje, são 259 pontos em operação em 22 Estados. O plano é chegar a 600 cafeterias até 2019.

    Desde o início do ano, já foram inauguradas 16 cafeterias. Devem ser abertas mais 14 até dezembro. Para 2016, estão previstas pelo menos 45 novas franquias.

    Por conta da crise econômica, a rede contratou uma consultoria para revisar custos de operação e cardápio das unidades para torná-las mais rentáveis aos franqueados e possibilitar a expansão.

    "Conseguimos com isso reduzir em 15% o custo da mercadoria e aumentar em 12% o tíquete médio das cafeterias", diz Pedro Weinberg, fundador da Grão Espresso.

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    Fidelidade ao celular

    Mais da metade (52%) dos usuários de telefones celulares entrevistados no Brasil disseram que estão dispostos a mudar de operadora mediante a oferta de planos mais vantajosos, segundo a GfK.

    Entre os países latino-americanos que foram pesquisados pela consultoria, o percentual obtido no Brasil ficou atrás dos registrados em Peru (59%) e Colômbia (53%).

    Na Argentina e no Chile, 35% e 37%, respectivamente, se mostraram interessados em migrar de empresa no caso de pacotes melhores.

    Apenas 5% dos consumidores brasileiros afirmaram que não mudariam de companhia mesmo quando colocados diante de ofertas atrativas de concorrentes.

    Foram ouvidas 4.911 pessoas em seis países.

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    Baixa... O consumo de famílias no varejo do país teve um corte de R$ 58 bilhões no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período de 2014, segundo a FecomercioSP.

    ...varejista Os supermercados registraram no período uma queda de 1,8% em seu volume de vendas, o que equivale a uma retração real de 7,9% em suas receitas.

    Valor O Brasil é o país onde os CFOs mais pretendem contratar no segundo semestre deste ano, segundo estudo da recrutadora Robert Half realizado em 16 nações.

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    Hora do café

    com LUCIANA DYNIEWICZ, LEANDRO MARTINS, ISADORA SPADONI e FELIPE GUTIERREZ

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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