• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 08:26:09 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Marcopolo focará em exportações em 2016

    09/11/2015 03h00

    Com queda de 44% nas receitas brasileiras nos nove primeiros meses deste ano, a fabricante de ônibus Marcopolo foi salva pela desvalorização do real –que reduzirá suas perdas em 2015 e 2016.

    O enfraquecimento da moeda impulsionou as vendas para outros países e fez com que as exportações representassem mais de 50% do faturamento registrado até setembro, o que não ocorria desde 2005.

    "A perspectiva é continuar aumentando as exportações, mesmo porque não vemos grandes mudanças para o Brasil no próximo ano", disse o CEO da companhia, Francisco Gomes Neto, em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo, em agosto.

    Neste ano, a Marcopolo voltou a vender para o Oriente Médio, mercado que perdera havia cerca de cinco anos. "A moeda não estava favorecendo e o Brasil estava muito aquecido até 2013", afirmou o diretor financeiro, José Antonio Valiati.

    A receita total da empresa nos nove primeiros meses de 2015 recuou 20,1%. Gomes Neto, porém, projeta que os últimos três meses do ano sejam melhores. "O fim do PSI [programa do BNDES que financia a compra de ônibus e que será encerrado em dezembro] fez clientes adiantarem suas compras."

    Com a relativa melhora do cenário, parte dos funcionários que estavam trabalhando em jornada reduzida voltaram ao período integral em outubro. Hoje, 30% da mão de obra continua com carga horária limitada.

    Desde janeiro, foram demitidas 2.194 pessoas. Permanecem no quadro da empresa no Brasil 8.302 trabalhadores.

    FREIO DOMÉSTICO - Receitas da Marcopolo nos nove primeiros meses do ano, em R$ milhões

    *

    Sem freios

    Apesar de enfrentar dificuldades no Brasil, a Marcopolo anunciou na semana passada a intenção de adquirir 55% da participação acionária da também fabricante de ônibus Neobus, de quem já detém os outros 45%.

    A Neobus é sua concorrente direta e atua com duas fábricas no país (no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro) e uma no México.

    "Manteremos as marcas independentes e buscaremos uma sinergia para otimizar os custos", diz o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto.

    Há planos para integrar as áreas de suprimentos, administrativa e de operação. A distribuição e o comercial serão mantidos independentes.

    Com a aquisição, a participação da companhia no mercado brasileiro deverá passar dos atuais 40% para 52%.

    A compra, que deverá ser concluída até janeiro de 2016, ainda precisa ser aprovada pelas autoridades de defesa da concorrência.

    *

    Jantares e dólares

    A limpeza do estabelecimento é a preocupação número um dos frequentadores de restaurantes, de acordo com um estudo da BCG (Boston Consulting Group), feito nos Estados Unidos.

    Em segundo lugar, está o frescor do alimentos.

    Aspectos como o tamanho da porção incomodam 50% dos comensais. A existência de opções nos cardápios para dietas específicas é decisiva para 18% dos entrevistados na hora de escolher onde fazer as refeições.

    Uma das novidades da pesquisa "Jantares e dólares" é que os clientes também estão se preocupando com o ambiente digital de onde comem.

    Na sondagem, 18% dizem que os locais devem ter wi-fi gratuito e 10% gostariam que oferecessem um aplicativo. Quanto a investimentos digitais a serem feitos, 11% dos executivos de redes de fast-food priorizam programas de fidelidade. O percentual sobe para 50% em restaurantes.

    À MESA - O que mais importa para os consumidores nos restaurantes, em %

    *

    Boleto atrasado

    O total de ações judiciais por falta de pagamento de condomínio aumentou 27,9% na cidade de São Paulo no acumulado do ano até setembro, segundo o Secovi-SP (entidade do setor).

    Apenas em setembro, foram 1.059 processos contra 1.017 ajuizados no mês anterior, uma alta de 4,1%.

    Como o endividamento do consumidor aumentou, a escalada na falta de pagamento de condomínio, segundo Hubert Gebara, do Secovi, é explicada pela preferência em quitar pendências com juros maiores, como as do cartão de crédito, por exemplo.

    "Não por coincidência, a alta acompanha os aumentos de conta de luz, de água e de agosto. Esses gastos representam 30% dos custos mensais de um edifício", diz.

    *

    Foto enquadrada

    Proprietário da Moldura Minuto, Antônio Carlos Viegas, vai entrar em um novo negócio voltado para a venda de fotografias.

    Batizado de ArtShot, o projeto vai colocar à venda 1.100 imagens já escolhidas de 72 fotógrafos, com preços entre R$ 190 e R$ 2.490, a depender do tipo de impressão. Os artistas receberão uma comissão sobre as vendas.

    "Em uma galeria normal, a tiragem fica entre 10 e 15 cópias, com valores a partir de R$ 8 mil. Nós faremos mais reproduções, de 150 a 500 fotos, conforme o tamanho do trabalho.", diz.

    O empresário investiu R$ 4 milhões em um centro de produção de imagens e na concepção da primeira loja. O plano é abrir mais dez espaços entre Rio e São Paulo, o que representará um investimento de R$ 10 milhões.

    Franquias estão nos planos a partir de 2017.

    *

    Clima... O índice de confiança do empresário do comércio caiu 26,5% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2014.

    ...tenso O indicador atingiu 81,9 pontos (em escala de 0 a 200, na qual números maiores indicam otimismo), de acordo com a CNC.

    Do on-line... A Oppa, marca de móveis de decoração que se tornou popular na internet, acaba de abrir sua primeira franquia no país, em MG.

    ...para o físico A companhia prevê inaugurar dez pontos até o começo de 2016. A empresa trabalha hoje com sete showroom (em SP, RJ e DF).

    *

    Hora do café

    com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e CLÁUDIO GOLDBERG RABIN

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024