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    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Construtora tem queda de 15% nas vendas, mas planeja 19 lançamentos

    29/11/2015 03h02

    Apesar de registrar em 2015 queda nas vendas e na margem de lucro, a construtora paranaense Plaenge, uma das maiores de capital fechado do país, prepara-se para lançar 19 empreendimentos no próximo ano. Em 2015, 15 saíram do papel.

    As obras dos novos projetos demandarão cerca de R$ 500 milhões. Quando se consideram também terrenos, ações de marketing e administração, os investimentos chegam a R$ 700 milhões.

    "Como o ciclo no mercado imobiliário é longo, nosso planejamento é feito para preparar os lançamentos", diz Alexandre Fabian, sócio da empresa.

    "Mas eles [os lançamentos] ainda dependerão da conjuntura macroeconômica, que acompanhamos principalmente pela venda de cada empreendimento predecessor."

    Neste ano, o volume de vendas da companhia no Brasil -o grupo também atua no Chile- diminuiu 15% e a margem de lucro 20%.

    "As pessoas estão demorando para decidir a compra, mas o mercado não está parado", afirma o empresário.

    "Sentimos a instabilidade de uma forma mais leve porque estamos em regiões onde o agronegócio é forte, e esse segmento está um pouco melhor do que o restante."

    Com a debilidade do mercado nacional, a participação do Chile no faturamento da Plaenge deverá passar de 7% em 2014 para 15% em 2015.

    RAIO-X - Construtora Plaenge reduz margem de lucro em 20% neste ano

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    Marcas próprias faturam 6,1% a mais nas redes de supermercado

    O segmento de marcas próprias nos supermercados movimentou cerca de R$ 3,6 bilhões no país em 12 meses até agosto deste ano, alta de 6,1% na comparação com o mesmo período de 2014, segundo pesquisa da Nielsen.

    "O que impulsionou as marcas próprias neste ano foram os maiores descontos oferecidos aos clientes", diz Jonathas Rosa, da Nielsen.

    No Grupo Pão de Açúcar, que detém bandeiras como Qualitá e Taeq, 11,5% do faturamento de multivarejo vem de itens de marca própria.

    "O que a gente enxerga é que, em momentos de crise, há o cliente que vê sua possibilidade de compra reduzida e o perfil intermediário, que está mais atento a itens em promoção", afirma Rafael Berardi, do GPA.

    Os produtos "da casa" custam, em média, 15% menos do que marcas tradicionais.

    "Ao repensar seus gastos, o consumidor passa a comparar melhor os rótulos dos produtos e se dá conta de que boa parte dessa diferença de preço é marketing", diz Pedro Camargo, da Roldão.

    A atacadista oferta atualmente 300 produtos que levam seu nome e estuda lançar outros 50 no ano que vem.

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    Vento forte

    Karime Xavier - 4.mar.2013/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 04-03-2013, 15:00h: Elbia Melo, presidente-executiva da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), posa para foto, em São Paulo (SP). (Foto: Karime Xavier/Folhapress)
    Elbia Melo, presidente da entidade

    A capacidade de energia instalada nos parques eólicos brasileiros deverá chegar a 12,7 GW até o fim do ano que vem, de acordo com expectativas da Abeeólica (que representa o setor).

    Até o término de 2015, o Brasil deverá atingir um potencial de 9,2 GW. A estimativa da entidade é que as usinas a vento alcancem um total de 18,7 GW nos próximos quatro anos.

    "Mesmo com a economia do país parada, duas áreas têm se saído um pouco melhor: a de agronegócios e a de energia", afirma Elbia Gannoum, presidente-executiva da entidade.

    O setor de energia agora está em uma posição de contratante, segundo Gannoum. "Com a menor capacidade de fornecimento pelas usinas hidroelétricas, sobretudo por causa da falta de chuvas, o mercado tem se aberto mais para as eólicas."

    Neste ano, o Brasil passou para a décima posição no ranking de energia produzida e foi o quarto país que mais cresceu em potência instalada. A entidade atribui o resultado ao aumento de investimentos nos parques.

    12,7 GW é a previsão de capacidade de energia instalada nos parques eólicos brasileiros para 2016

    18,7 GW é a expectativa de potencial instalado no país para os próximos quatro anos

    R$ 22 bilhões será o total investido no setor neste ano

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    Dinheiro... Quase metade dos brasileiros vai usar o 13º salário deste ano para o pagamento de dívidas, segundo pesquisa da Fecomércio/RJ. Apenas 12% utilizarão o benefício para lazer.

    ...extra Neste ano, 46% dos entrevistados disseram que quitarão as contas com o salário extra. Em 2014, essa foi a resposta de 30% dos ouvidos. Um quarto disse que pretende economizar.

    Luz O faturamento no setor de iluminação irá crescer 3% ao ano até 2020. A receita do mercado deve atingir US$ 130 bilhões, segundo a consultoria americana BCG.

    Posição Jefferson Frauches Viana, atual presidente do Instituto Geoc e da empresa Way Back, foi eleito para o comando da Latincob, entidade que reúne as associações de cobrança da América Latina.

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    Hora do café

    Lézio Júnior
    hora do cafe charge

    com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e CLÁUDIO GOLDBERG RABIN

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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