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    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Venda de carne no país não caiu, afirma Marfrig

    22/12/2015 03h00

    O consumo de carne de boi cresceu cerca de um quilo por pessoa neste ano e não ficou muito distante do resultado do ano passado, segundo Andrew Murchie, diretor-executivo da Marfrig Beef.

    No exterior, o desempenho foi pior. Em dólares, o Brasil exportou 18% a menos entre janeiro e novembro do que no mesmo período de 2014.

    As perdas foram motivadas pelas deteriorações das vendas para Rússia e Venezuela, que eram grandes consumidoras, mas que passam por desvalorização de câmbio e piora econômica, respectivamente.

    A Marfrig calcula que as vendas para fora devem crescer com a abertura dos Estados Unidos, ocorrida em julho, pode gerar um efeito dominó em países que passarão a comprar mais carne.

    Neste ano, os Estados Unidos reconheceram o Brasil como um país livre de febre aftosa, o que possibilita a venda de carne "in natura".

    A carne processada já não tinha restrições, e era esse o principal produto que o país adquiria dos frigoríficos brasileiros, diz o executivo.

    "A carne que os EUA importam é de recortes para fazer hambúrguer", afirma.

    Mas como eles têm um protocolo sanitário robusto, outros países, como Coreia, Japão e Taiwan usam os Estados Unidos como referência, afirma Murchie.

    "E esses, sim, compram carne de alto valor agregado, como filé e alcatra."

    A mudança na política fiscal para a exportação na Argentina não deve fazer com que o vizinho aumente sua fatia de mercado.

    "A Argentina tem um longo caminho para percorrer. A qualidade do animal foi negligenciada nos últimos anos, e o país precisa recompor a população bovina."

    R$ 4,9 bilhões
    foi a receita líquida no terceiro trimestre deste ano

    100
    são os países onde a empresa tem clientes

    29.200
    é o número de funcionários

    *

    Churrasco de fim de ano

    Na Friboi, a expectativa é que as vendas de carne bovina cresçam 35% em dezembro, em relação à média dos outros meses do ano, mesmo com a piora do cenário na economia do país.

    O calendário de 2015 deverá impulsionar esse crescimento na reta final, segundo a empresa.

    Como tanto o Natal quanto o Ano Novo vão cair em datas próximas do fim de semana, as comemorações deverão se estender por mais dias –incluindo mais churrascos na programação. Pelo menos são os votos na Friboi.

    R$ 150 bilhões
    foi a receita do grupo JBS (ao qual pertence a Friboi) no terceiro trimestre deste ano

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    Do shopping para o mar

    A Vivenda do Camarão, rede de restaurantes de shoppings, projeta ter 300 pontos de venda de frutos do mar congelados até 2017.

    Após adquirir um frigorífico no Ceará, a empresa passa a priorizar o comércio do camarão pela internet, e não mais a abertura de novos restaurantes.

    "Buscamos cortar custos ao eliminar os shopping centers, que são os intermediários, e vender direto ao consumidor", afirma o sócio Fernando Perri.

    "É um modelo que nos permite chegar a cidades com 20 mil habitantes, e não apenas nas com mais de 350 mil, que têm um centro de compras."

    A companhia captura os camarões no Ceará e os processa em sua fábrica em Cotia (SP). A entrega dos pedidos na casa do consumidor final será feita, a partir de janeiro, pelos microfranqueados.

    O projeto começará a ser desenvolvido com dez parceiros. "Testaremos com eles por três meses para depois ampliarmos o negócio. A meta é ter 300 dentro de dois anos", acrescenta o empresário.

    A abertura de novos restaurantes, porém, não será interrompida. "Não estamos parando, só diminuindo o ritmo." Em 2016, deverão ser 15 novos pontos.

    R$ 200 milhões
    deverá ser o faturamento da rede neste ano

    1.700
    são os funcionários

    170
    são as lojas, sendo 120 delas próprias

    Rodrigo Capote - 17.jun.2010/Folhapress
    Fernando Perri, sócio da rede de restaurantes
    Fernando Perri, sócio da rede de restaurantes

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    Grana... O fundo Cventures investirá até R$ 20 milhões em 2016 em start-ups de Santa Catarina e São Paulo, no desenvolvimento de tecnologias para agronegócios e educação.

    ...extra Durante 2015, a companhia de venture capital (que investe em empresas com potencial) injetou R$ 10 milhões, sobretudo em Florianópolis e Blumenau (SC).

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    Hora do café

    com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ e DOUGLAS GAVRAS

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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