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    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Empresas de pesquisas vão ter um projeto em conjunto

    11/02/2016 03h00

    Depois de um ano de negociações, o Ibope Inteligência e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) irão anunciar um projeto em parceria para oferecer pesquisas que usam as bases de dados de ambas as empresas.

    Em março, elas devem lançar uma plataforma na qual as entidades interessadas em informações de mercado vão poder levantar, em um único lugar, dados sobre crédito e preferências de consumo de um determinado segmento demográfico, por exemplo.

    A iniciativa em conjunto ainda não tem um nome e algumas estratégias não foram acertadas até o momento -por exemplo, se os clientes da nova plataforma serão assinantes ou irão pagar por cada levantamento.

    O intuito é que esse produto seja acessível aos pequenos e médios negócios, afirma Nival Martins, superintendente do SPC Brasil.

    As grandes empresas já conseguem, sozinhas, fazer esse tipo de cruzamento de informações, diz.

    "Nós não vamos levantar dados sobre um indivíduo, mas, sim, a respeito de um conjunto de pessoas com características parecidas", explica o executivo.

    O Ibope Inteligência não pode revelar dados a respeito de cada um dos entrevistados que respondem as pesquisas quantitativas ou qualitativas que conduz, afirma Márcia Cavallari, diretora-executiva da empresa.

    As informações serão a respeito de regiões do país, e pode haver agrupamentos.

    "Nós teremos recortes como 'ricos e bem-sucedidos das grandes cidades' ou 'vida dura nas metrópoles'", exemplifica a executiva.

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -10 /02/16 - :00h - Joint-venture Ibope SCP. Nival Martins, superintendente do SPC Brasil E Márcia Cavallari, CEO do IBOPE Inteligência. ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***MERCADO ABERTO
    Márcia Cavallari, do Ibope Inteligência, e Nival Martins, do SPC Brasil

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    Empresas têm dificuldade para atender partes interessadas

    Empresas dos setores de cosméticos e bancário são as que melhor equilibram as necessidades dos seus acionistas, os investimentos em produtos e os desembolsos com marketing e propaganda.

    Esse é um dos resultados da pesquisa do CIP (Centro de Inteligência Padrão), que usou dados de quatro consultorias, além de informações de balanços de empresas de capital aberto.

    "O estudo analisa a capacidade que as empresa têm para gerenciar ativos de investimentos, sem se focar só na construção da marca, nem só na experiência do consumidor, nem só no valor para acionistas", explica Aline Tobal, responsável pelo levantamento do CIP.

    Se, no passado, os bancos eram as empresas que melhor conseguiam atender distintos grupos de interesse, agora a líder é uma empresa de cosméticos, O Boticário. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado caiu no ano passado, afirma Tobal.

    O Itaú, que liderou o ranking no ano passado teve uma queda na pontuação. O Boticário, que ficou em primeiro, também caiu em relação a 2014, mas apenas um ponto, segundo ela.

    "Ninguém teve muito destaque. O segmento com o melhor desempenho foi o de bancos, e isso é algo que estamos notando ano após ano", diz a executiva.

    ranking

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    Viagem com alíquota

    O sindicato de empresas de turismo do Estado de São Paulo calcula que, com a tributação de pagamentos a fornecedores de serviços no exterior, 138 mil empregos diretos serão cortados.

    "Calculamos que seis pessoas por agência vão ser eliminadas", diz Ilya Hirsh, presidente do sindicato.

    Já havia uma previsão de cobrança de 25% de Imposto de Renda em cima de remessas de rendas pagas ao exterior desde 2010, mas ela esteve isenta para serviços de turismo até dezembro de 2015.

    As entidades do setor querem que a alíquota seja igual à do uso do cartão de crédito no estrangeiro, de 6,38%.

    "Caso contrário, os turistas vão agendar com os hotéis, e vai ter redução de equipe e uma repercussão negativa."

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    'Likes' versus comentários

    Comentários de clientes sobre as marcas franqueadoras são a informação que potenciais franqueados mais buscam em redes sociais antes de fechar um negócio, aponta pesquisa da Bittencourt.

    O estudo diz que as empresas, no entanto, se preocupam mais com a quantidade de "likes" de seus posts.

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    No mar...A Regent Seven Seais, que atua no setor de cruzeiros de luxo, irá investir US$ 125 milhões (R$ 491 milhões) em renovação dos três barcos que ela mantém em navegação no momento.

    ...com wifi Entre as atualizações, está a instalação de sinal de internet para as todas as suítes dos barcos. O quarto navio da empresa irá sair ao mar pela primeira vez em julho deste ano.

    Pisar... O câmbio ajudou as exportações do do Bischoff Group, de sapatos: em 2015, as vendas para fora do Brasil aumentaram em 60%.

    ..lá fora A previsão é que o primeiro semestre de 2016 tenha um faturamento de exportações 40% maior. A empresa está em 50 países.

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    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
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