• Colunistas

    Friday, 17-May-2024 08:26:05 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Cresce clientela que divide prato maior por economia

    21/02/2016 03h00

    Não é só nos supermercados que as embalagens "tamanho família" têm feito sucesso entre os consumidores durante a crise. Na rede Outback, os clientes cada vez mais têm optado por dividir pratos maiores.

    "Mesmo que o momento atual seja preocupante, as crises no Brasil costumam se resolver com certa agilidade e as regras são incorporadas pela sabedoria do consumidor", diz Salim Maroun, presidente da rede, que faz parte do grupo Bloomin' Brands.

    "Essa opção de prato compartilhado cresceu até 20% em dois anos. O brasileiro está mais atento, e muitos que estão na casa dos 30 anos nunca tinham ouvido falar de inflação tão alta ou visto sua moeda desvalorizada."

    O grupo, que inclui ainda a marca de restaurantes italianos Abraccio, vai inaugurar em São Paulo, em março, a bandeira Fleming's, mais luxuosa, mas também especilizada em carnes e vinhos.

    A previsão é de até 15 unidades das diversas bandeiras neste ano, com investimento de R$ 95 milhões e um modelo em que os recursos para montar a unidade são disponibilizados pelo grupo e um sócio passa a administrá-la após um aporte na marca.

    O tempo de "preparo" desse novo sócio da empresa pode levar até um ano.

    76
    é o número de unidades do grupo, que inclui a Outback

    R$ 5,2 MILHÕES
    é o custo, em média, para implementar um restaurante

    Karime Xavier/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL,-- 26/10/2012, 11h00 : Retrato de Salim Maroun, presidente do Outback Brasil.(Foto: Karime Xavier/ Folhapress.( MERCADO ABERTO ).
    Salim Maroun, presidente da rede de restaurantes no Brasil

    *

    EM QUANTAS VEZES?

    Os brasileiros têm parcelado mais para fazer compras e pagar suas dívidas.

    O cartão de crédito é o recurso mais usado, por 49% dos consumidores, seguido pelo carnê (45%), mostra pesquisa da Fecomércio-RJ, relativa a novembro de 2015.

    A taxa de financiamento também subiu, e chegou à marca de 44% dos brasileiros. Trata-se do maior nível para o mês desde 2011.

    ENDIVIDADOS - Perfil de consumidores que parcelam, em %

    *

    ESTAGIAR FORA

    O Santander vai desembolsar R$ 3,5 milhões para contratar mil estudantes para estagiar fora do banco -nas pequenas e médias empresas que são correntistas.

    Trata-se de um programa para impulsionar negócios em crescimento. Em uma pesquisa, o Santander notou que mão de obra é um gargalo.

    Os estagiários serão escolhidos pelas pequenas empresas, vão trabalhar nelas durante quatro meses por uma bolsa de R$ 882.

    *

    Casamento... A marca GVT, companhia nacional de telecomunicações que opera desde 2000, vai deixar de existir até o fim de abril.

    ...consumado Os serviços da empresa serão assumidos pela Vivo, que comprou a GVT em 2015. Eles já são oferecidos em 191 das 700 lojas da rede.

    Cimento A Neoway, que tem uma plataforma para prospecção de clientes, adquiriu, por R$ 20 milhões, a Criactive, do setor de inteligência de mercado da construção.

    Essência... A Unilever recebeu autorização da ANP para importar gás liquefeito de petróleo, que será utilizado na produção de desodorantes.

    ...nacional O produto começou a ser feito no país com a inauguração da fábrica de Aguaí (SP), em 2015. O investimento foi de R$ 500 milhões.

    Corte... A procura por soluções para reduzir despesas com telefonia em empresas cresceu 65% em 2015 na NEC, empresa de TI e comunicação.

    ...de gastos Ela fechou R$ 8 milhões em contratos com os Correios, o aeroporto do Galeão, no Rio, e uma empresa de saúde para realizar o serviço.

    *

    Hora do Café

    Editoria de Arte/Folhapress
    Charge Mercado Aberto de 21.fev.2016
    Charge Mercado Aberto de 21.fev.2016

    com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024