• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 05:51:42 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Telemarketing cresce abaixo da inflação e deve demitir em 2016

    25/02/2016 03h00

    As empresas de call center tiveram crescimento nominal de 5% em 2015 –como o valor não está corrigido de acordo com a inflação, o resultado real é de queda.

    A receita total do setor foi de R$ 45,6 bilhões. Neste ano, a expectativa é de um resultado modesto, com alta nominal de 1,1%, de acordo com Lucas Mancini, presidente da Sintelmark, sindicato do setor.

    "A retração só não foi pior porque, em períodos de crise, as empresas tendem a cortar o serviço presencial de vendas e investir em call centers como forma de racionalizar os custos."

    A alta do dólar é um dos fatores que contribuíram para a retração, já que grande parte da tecnologia e servidores usados pelas empresas é importada.

    Outro agravante, apontado por Mancini, foi a alta salarial nos últimos anos, que afetou as receitas das empresas.

    O setor fechou 2015 com 1,7 milhões de empregados, mas a queda no desempenho deve afetar o número de postos de trabalho. Neste ano, a projeção é de retração de 2,16%.

    O maior efeito da crise virá a longo prazo, devido à redução nos investimentos em renovação tecnológica e em capacitação de funcionários, segundo Mancini.

    "E isso em um momento em que o serviço começa a migrar para o autoatendimento on-line, que exige mão de obra mais qualificada."

    POSSO AJUDAR? - Evolução da receita no setor de call center no país

    *

    ALÔ DIGITAL

    A AlmavivA, empresa de telemarketing e informática, vai investir neste ano R$ 40 milhões no país, dos quais 80% serão destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias.

    "Em um momento de crise, os clientes querem cortar custos. Temos de propor novos modelos de gerenciamento dos serviços", afirma o CEO da empresa no Brasil, Francesco Renzetti.

    O grupo, que também possui um braço especializado em tecnologia, tem aproveitado as novas soluções desenvolvidas para tornar a área de telemarketing da empresa mais eficiente.

    Avener Prado - 25.jul.2015/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 25-07-2015: Retrato de Francesco Renzetti, 62 anos, Vice-Presidente Executivo da AlmavivA, feito no excritório da empresa no bairro Consolação. (Foto: Avener Prado/Folhapress, MERCADO ABERTO) Código do Fotógrafo: 20516 ***EXCLUSIVO FOLHA*** ORG XMIT: 20516
    Francesco Renzetti, CEO da empresa de call center no país

    Nos últimos quatro anos, a empresa cresceu na faixa dos 40% no Brasil.

    O faturamento de 2015 deve fechar acima dos R$ 900 milhões. Este ano, a companhia projeta um crescimento de 20% na receita.

    A insegurança jurídica em relação à terceirização é um fator que bloqueia os investimentos das operadoras no país, diz Renzetti.

    "Mas é um país com grande potencial, vamos manter nossos investimentos."

    32 mil
    é o número de funcionários da AlmavivA no país

    11
    unidades da empresa, distribuídas em oito cidades

    *

    DÍVIDA ETERNA

    Em fevereiro, o endividamento das famílias aumentou três pontos percentuais em relação a 2015 e chegou a 60,8%. A inadimplência subiu de 17,5% para 23,3%, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

    A tendência é de alta, pois "há forte correlação com desemprego", diz Marianne Hanson, economista da CNC.

    NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO -

    *

    VIAGEM DE AFAGO

    A Alatur JTB, uma operadora de turismo, vai lançar uma empresa especializada em viagens de incentivo, que são aquelas dadas por companhias como prêmios para seus funcionários, clientes, fornecedores etc.

    Os setores em que a operadora já atua, lazer e corporativo, enfrentam quedas na demanda.

    "No turismo de incentivo, só se dá a viagem quando há dinheiro porque um objetivo comercial foi atingido", afirma Gilmar Caldeira, que vai ser o diretor-executivo da nova empresa, batizada de Honour.

    Karime Xavier - 24.jan.2016/Folhapress
    SÃO PAULO / SÃO PAULO / BRASIL -24 /01/16 -11 :00h - Alatur JTB - O Gilmar Caldeira vai ser o presidente de uma nova empresa que a Alatur JTB, de turismo ( Foto: Karime Xavier / Folhapress). ***EXCLUSIVO***MERCADO ABERTO
    Gilmar Caldeira, diretor-executivo da empresa de turismo

    *

    HORA DO CAFÉ

    Editoria de Arte/Folhapress
    Charge Mercado Aberto de 25.fev.2015

    com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA e MÁRCIA SOMAN

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024