• Colunistas

    Sunday, 19-May-2024 11:47:03 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Para crescer, grupo mineiro quer comprar shoppings endividados

    02/05/2016 03h00

    O grupo mineiro Tenco mudou a estratégia de expansão para aproveitar o mercado em baixa. Em vez de apenas construir novos shoppings, a empresa passa a comprar empreendimentos prontos de proprietários com dívidas.

    A primeira aquisição foi feita em março, de um shopping em Jaraguá do Sul (SC). O valor do investimento foi de R$ 120 milhões, 30% pagos ao proprietário e 70% em financiamento do imóvel assumido pelo Tenco.

    "O momento é muito propício para aquisições. Há muitos proprietários de shopping que desenvolveram projetos há três, quatro anos, sem prever que ficariam em uma situação apertada diante da crise econômica", diz Eduardo Gribel, presidente da companhia.

    Eduardo Anizelli - 23.nov.2010/Folhapress
    Eduardo Gribel, presidente da empresa de shopping centers
    Eduardo Gribel, presidente da empresa de shopping centers

    O empresário já negocia a compra de outros seis empreendimentos, dois no Sudeste e quatro no Nordeste.

    Todos são em cidades do interior com cerca de 200 mil habitantes e um único shopping. "As capitais não oferecem mais espaço para crescer. Mas há muitos municípios fora dos centros que atraem o interesse das lojas."

    A ideia é usar a estrutura existente do grupo, que tem 12 shoppings em operação, para comercializar as lojas.

    A empresa planeja fazer sua oferta pública inicial de ações (IPO) em 2019, "quando a economia se recuperar".

    Gribel ainda não sabe quanto quer capitalizar com a operação, mas diz que o valor será investido no negócio.

    -

    CRÉDITO CURTO

    Os financiamentos ao setor produtivo paulista caíram 55% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março, foram desembolsados R$ 49,6 milhões, contra R$ 110 milhões em 2015 pela Desenvolve SP, agência de fomento estadual.

    Apesar do resultado negativo, a entidade observou um importante aumento nos pedidos de concessão de crédito, foram 811 neste ano -contra 584 em 2015.

    "Vínhamos em uma trajetória de crescimento da economia, mas que patinou em 2015 e derrubou nossos financiamentos no trimestre", diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

    Apesar do resultado ruim, houve um aumento de 40% de novos pedidos de crédito. "Sobretudo vindos de empresas que mais trabalham com inovação, como as de biotecnologia e da área de saúde."

    -

    TETO ELEVADO

    São Paulo é a segunda cidade com melhor relação custo-benefício entre o preço dos aluguéis e a renda média das famílias, de acordo com relatório da Global Cities Business Alliance, que desenvolve estudos sobre urbanismo.

    Na capital paulista, gasta-se 30,2% do salário anual com a locação de imóvel -atrás apenas de Boston, nos Estados Unidos, onde esse número chega a 29,8%, e melhor posicionada que Sydney, na Austrália, com 32,1%.

    As de menor peso... - Percentual do salário gasto com aluguel, por ano

    ...e as de maior peso - Percentual do salário gasto com aluguel, por ano

    A posição reflete uma tendência do mercado imobiliário. Os contratos de aluguel assinados em março em São Paulo tiveram baixa, em 12 meses, de 4,13%, sem a inflação -de 11,56%, no período.

    Foi a maior retração desde 2005, início da série do Secovi (entidade do setor).

    Em contrapartida, Hong Kong (64%), na China, Abu Dabhi (69,5%), nos Emirados Árabes, e Pequim (122,9%) apresentam os custos residenciais mais elevados em relação aos rendimentos, segundo o levantamento.

    -

    CARTÃO A GOSTO

    Para atender ao mercado de cartões, a HubFintech foi criada para o desenvolvimento de ferramentas virtuais para autoatendimento e aplicativos para controle de pré-pagos.

    A companhia é fruto da parceria de Rodrigo Borges, da Vale Presente e da PayPaxx (de pré-pagos), e Carlos Wizard, da Mundo Verde (de produtos naturais).

    "A ideia era desenvolver um sistema que, por geolocalização, pudesse recomendar ao usuário onde tem um estacionamento mais barato, por exemplo. Entender as necessidades diretas dos clientes e pensar em soluções", diz Borges.

    R$ 10 MILHÕES
    é o investimento para a criação da HubFintech

    R$ 10 BILHÕES
    é a expectativa da empresa de movimentação de transações

    -

    PARA TODOS

    A HP Inc. trará ao Brasil sua linha de acessórios para computadores pessoais, como mouses e caixas de som, para venda em redes varejistas.

    Até então, a companhia vendia apenas acessórios voltados a empresas, como HDs.

    A estratégia copia modelo adotado em países como Colômbia e México. O portfólio brasileiro, contudo, será mais enxuto: terá 25 peças, contra 50 nos vizinhos.

    Os itens serão importados da China. Com o aumento da escala de vendas, a ideia é produzi-los em fábricas nacionais parceiras.

    "Se formos bem, ampliamos a lista para a Black Friday e o Natal", afirma Fabiano Takahashi, diretor da HP Inc.

    -

    HORA DO CAFÉ

    Editoria de Arte/Folhapress

    com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA e MÁRCIA SOMAN

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024