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    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    São Paulo tem menor consumo de gás natural em seis anos

    04/05/2016 03h00

    O consumo de gás natural caiu 13,6% nos três primeiros meses de 2016 em São Paulo e chegou a seu pior trimestre dos últimos seis anos.

    A baixa foi puxada principalmente pelo setor industrial, que representa 70% do consumo total no Estado -a queda foi de 21%.

    Em março, as indústrias registraram 284 milhões de metros cúbicos de utilização, seu pior nível desde 2009.

    "Para o tamanho do parque paulista, a retração é violenta", avalia o secretário de Energia e Mineração do Estado, João Carlos Meirelles.

    O desempenho começou a decair no segundo semestre de 2015, como sintoma da crise econômica, diz ele.

    Além da indústria, o setor de termogeração também teve queda significativa, de 15%.

    O consumo residencial e o comercial foram os únicos a apresentar alta, de 15% e 9%, respectivamente. No entanto, eles representam apenas 6,5% do total.

    A projeção para o próximo trimestre também é negativa.

    "Não há nenhum sinal de melhoria. A retomada das indústrias, que são as grandes consumidoras, demorará ao menos até o fim deste ano."

    O gás natural é visto como estratégico ao governo paulista para reduzir sua dependência da energia gerada em outros Estados, situação que "cria insegurança, em função das longas linhas de transmissão", segundo Meirelles.

    Atualmente, o gás natural representa por volta de um terço do consumo total de energia da indústria paulista, estima a secretaria.

    CANAL FECHADO - Consumo de gás natural no Estado de São Paulo<br><br><b>Em bilhões de m³</b>

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    BELEZA NÃO PASSAGEIRA

    A grife francesa Dior vai implantar o uso progressivo de refis em sua linha de cuidados com a pele.

    "A cliente do Brasil gosta do produto e da possibilidade de manter a embalagem, que tem um design exclusivo. Nisso, as brasileiras não são diferentes das outras", diz Édouard Mauvais-Jarvis, diretor da empresa.

    Também há um projeto na Dior de reduzir o uso do papel nas embalagens da marca, ao diminuir o tamanho das bulas e usar as caixas para imprimir, na parte interna, as informações relativas aos produtos.

    O consumidor de itens de massa está mais acostumado a comprar frascos recicláveis, mas quem adquire artigos de luxo tem se mostrado cada mais interessado na responsabilidade ambiental da marca, compara o executivo estrangeiro.

    "O design de nossas butiques segue a mesma tendência de sustentabilidade. A unidade que inauguramos no ano passado no Rio contempla essas normas."

    100
    são os funcionários no Brasil da Christian Dior Parfums

    Danilo Verpa/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 03.05.2016 - Retrato de Edouard Mauvais-Jarvis, diretor de comunicacao cientifica da Dior. (Foto: Danilo Verpa/Folhapres, MERCADO)
    Edouard Mauvais-Jarvis, diretor de comunicação cientifica da Dior

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    EM CONSTRUÇÃO

    O índice de inovação na construção avança lentamente. Mas se a indústria quiser crescer, terá que investir em pesquisa e desenvolvimento.

    Essa é a conclusão de estudo global sobre o setor feito pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com o BCG.

    Um dos desafios é vencer a cultura empresarial conservadora típica da indústria.

    A percepção geral é que as construtoras não pensam nos desafios do futuro, o que dificulta a atração de profissionais inovadores.

    Outro é trazer maior foco ao planejamento e aos procedimentos das obras e não apenas ao produto final.

    65%
    do crescimento da indústria na próxima década será em países emergentes

    US$ 1 trilhão
    é necessário para preencher atual lacuna global de infraestrutura

    US$ 100 bilhões
    poderiam ser economizados com corte de 1% nos custos

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    TODAS AS ESTAÇÕES

    A Nutty Bavarian, rede de 130 quiosques de nozes glaceadas, fechou parceria com a Los Paleteros, que reúne 89 franquias de sorveterias.

    A empresa inaugurou um quiosque dentro da loja-conceito da paleteria em São Paulo. A ideia é juntar dois produtos com sazonalidades complementares.

    "Nós vendemos mais no inverno, eles, mais no verão. Juntos, conseguimos equilibrar essa demanda", diz Adriana Auriemo, diretora-executiva da Nutty Bavarian.

    Se a parceria for bem sucedida no outono e no inverno, a presença dos quiosques será estendida a outras lojas da Los Paleteros.

    "Queremos associar as duas marcas para o consumidor. Mesmo que não vendamos tantas nozes no verão, nos dias mais frios, o cliente saberá que há opções", afirma Gean Chu, fundador da rede de paleterias.

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    CONTA DESIGUAL

    O impacto do anúncio de que Harriet Tubman será a primeira mulher a estampar uma nota de dólar até 2020 revela uma conta desigual: apenas 9% dos meios circulantes no mundo têm efígies femininas, segundo pesquisa da Vox.

    Elas estão em cédulas de 48 países, mas não aparecem em 148. A rainha Elizabeth 2ª é exceção, figura em 19 moedas.

    Entre as latinas, a ex-primeira-dama Evita Perón é retratada na nota de 100 pesos argentinos; as poetas Gabriela Mistral e Juana de Ibarbourou são homenageadas no Chile e no Uruguai, respectivamente; a pintora Frida Kahlo aparece no peso mexicano.

    Também há presença feminina nas cédulas da Colômbia, da Venezuela e do Peru.

    VALOR FEMININO - As mulheres retratadas são famosas por...

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    Nova direção Amir Bocayuva Cunha, novo sócio-diretor do Barbosa, Müssnich, Aragão, inicia um modelo de gestão na banca. Atuará também em societário e M&A.

    Leigos A capacidade de acompanhar as mudanças tecnológicas é o principal desafio para as equipes de finanças e contabilidade, segundo 42% dos executivos financeiros ouvidos pela Robert Half.

    HORA DO CAFÉ

    Editoria de Arte/Folhapress
    Charge Mercado Aberto de 4.mai.2016

    com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS, TAÍS HIRATA e MARCIA SOMAN

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

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