• Colunistas

    Wednesday, 01-May-2024 19:59:32 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Impacto de impeachment é limitado, diz diretor do Morgan Stanley

    11/05/2016 03h00

    "O impeachment e suas consequências na economia são limitados", afirma Ruchir Sharma, diretor global de mercados emergentes do Morgan Stanley.

    O país tem de enfrentar o alto percentual de gastos públicos em relação ao PIB e a dependência a commodities, diz. "Não sei se alguém tem a disposição política para mudar e qual será o comprometimento [com reformas]."

    Divulgação
    Ruchir Sharma, diretor de mercados emergentes da corretora de investimentos Morgan Stanley ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ruchir Sharma, diretor global de mercados emergentes do Morgan Stanley

    O executivo lembra que nos últimos dois meses o mercado de ações brasileiro teve bons momentos impulsionado pela crença de que o preço das commodities voltará a ser alto e que a China passará a demandar mais.

    Ambas as ideias são equivocadas, avalia. Os preços dos produtos que o país mais exporta, como minério de ferro e soja, não estão distantes da média histórica e não vão subir muito.

    O crescimento recente da China foi impulsionado por empréstimos, o que não é sustentável no longo prazo, afirma. No Brasil, a porcentagem relativamente grande da população no mercado de trabalho é uma vantagem.

    A presença desfavorável na mídia internacional também é positiva, considera. "Evita uma euforia vazia e deslocada. Sharma lança no próximo dia 7 o livro "The Rise and Fall of Nations", sobre as forças de mudança no mundo pós-crise.

    *

    Gastos com dengue disparam em planos de saúde no primeiro trimestre

    Os gastos com internações por dengue em planos de saúde subiram 72,6% nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo trimestre de 2015, segundo a Abramge (associação do setor de assistência à saúde).

    As despesas chegam a R$ 35 milhões, o valor mais alto já registrado, afirma o diretor da entidade Pedro Ramos.

    "A epidemia atinge em cheio as operadoras que trabalham com os públicos C e D, que estão mais expostos."

    No SUS, o aumento também foi expressivo, uma alta de 60% no período -o que representa um total de R$ 8,7 milhões despendidos com aproximadamente 26 mil internações na rede pública.

    Caso a alta se mantenha ao longo do ano, haverá um impacto nos reajustes dos planos de saúde coletivos, diz Ramos. No entanto, para ele, os custos com a dengue ainda são um "arranhão" para as operadoras.

    No primeiro trimestre, as despesas com as internações pela doença representaram cerca de 0,1% dos gastos assistenciais totais do setor, segundo a entidade.

    RUMO À UTI - Valor de internações por dengue nos planos de saúde

    A obrigatoriedade de cobrir testes diagnósticos para dengue e chikungunya, determinada pela ANS desde o começo deste ano, também não representa um impacto "dramático" no orçamento das empresas, segundo Ramos.

    Um fator que preocupa o setor é o aumento de incidência de doenças causadas pelo vírus zika e chikungunya. "Com três epidemias, o cenário começa a ficar mais alarmante aos custos", diz.

    Esses gastos ainda não foram computados pela associação por serem recentes.

    No primeiro trimestre, foram registrados 39 mil casos prováveis de chikungunya no país, e 91 mil de zika, segundo o Ministério da Saúde.

    *

    NINHO PROLONGADO

    Só 10% dos pais da geração milênio –nascida entre 1980 e 2000– deixa de apoiar os filhos para ensinar-lhes educação financeira. Enquanto o suporte mais prolongado tornou-se uma característica definidora desses jovens.

    É o que mostra uma pesquisa feita pelo banco UBS.

    CARTEIRA DO PAI - Principais ajudas financeiras aos jovens, em %

    Entre esses jovens, 29% dizem receber algum auxílio para lidar com seus planos de saúde, 28% para aluguel ou compra da casa e 26% para pagar o seguro do carro.

    A maior parte deles volta à casa paterna para economizar dinheiro (39%) ou simplesmente por ser mais conveniente (27%). A maioria também vê os pais hoje como amigos ou mentores, não como figuras de autoridade.

    A turma mais nova também difere de seus progenitores no quesito planejamento financeiro. Enquanto os mais velhos tendem a fazer investimentos mais longos e seguros, os filhos preferem explorar as variações da Bolsa.

    A pesquisa ouviu cerca de 3.000 pessoas, em março.

    *

    Com...
    O índice de inadimplência do consumidor registrou alta de 3,5% no acumulado em 12 meses até abril, de acordo com dados de todo o Brasil da Boa Vista SCPC.

    ...dívidas
    A região Norte teve a maior elevação, de 4,0%, entre abril e o mesmo mês do ano passado, seguida pelo Sudeste (1%). O Sul registrou a maior queda, de -5,5%.

    Sem dívidas
    A Associação de Educação Financeira do Brasil fechou parceria com o governo paulista. Cerca de 600 escolas receberão capacitação para ensinar finanças.

    Marca...
    O escritório Dannemann Siemsen obteve nas últimas semana a patente definitiva nos Estados Unidos para um método de beneficiamento a seco de minério de ferro. A técnica foi desenvolvida pela empresa brasileira New Steel.

    ...registrada
    A patente também foi obtida no Brasil nas últimas semanas, após espera de um ano e meio, "um processo bastante célere", diz Peter Siemsen, sócio do escritório. "Em alguns casos, pode-se levar até dez anos."

    Em pauta
    O corte de custos e o rigor no cumprimento de contratos são essenciais para recuperar a imagem internacional da Petrobras, diz Andrew Barnes, da JLT Especialidades, no Brasil para o 7º seminário de óleo e gás da empresa.

    *

    HORA DO CAFÉ

    Editoria de Arte/Folhapress
    Charge Mercado Aberto de 11.mai.2016

    com FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e TAÍS HIRATA

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024