• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 06:51:25 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Exportações de obras de arte saltam neste ano

    18/10/2016 03h00

    As exportações de obras de arte tiveram um grande aumento neste ano, aponta o Mdic (ministério da indústria e comércio exterior).

    A alta, em dólares, foi de 96% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com igual período de 2015. A taxa, porém, pode ser inflada por itens levados a feiras que não são vendidos, mas ficam registrados nos dados oficiais.

    A participação em eventos internacionais e as vendas para estrangeiros foram alternativas buscadas para compensar a desaceleração do mercado interno, afirmam galeristas.

    "No início deste ano, abrimos uma unidade em Nova York e passamos a nos preparar mais para as feiras fora do país", diz Alexandre Roesler, da galeria Nara Roesler.

    A expansão do mercado de feiras paralelas nos Estados Unidos e na América Latina também ampliou a oportunidade de mais galerias atuarem internacionalmente, afirma Maria Quiroga, diretora da galeria Luisa Strina.

    A consolidação dos artistas é outro fator que influi na alta, avalia Berenice Arvani, da galeria que leva seu nome.

    "Nosso mercado começou a ser mais valorizado, os preços têm aumentado."

    Grandes mostras de artistas brasileiros em museus como o MoMA, de Nova York, e o Tate, em Londres, nos últimos dois anos, atraíram o interesse de compradores fora do país, afirma Roesler.

    Neste ano, os principais compradores foram Estados Unidos (37%), Reino Unido (35%) e Suíça (11,5%).

    À MOSTRA - Exportação de obras de arte*, entre janeiro e setembro

    *

    Gerdau investe R$ 75 milhões para reduzir gastos correntes

    A Gerdau investiu cerca de R$ 75 milhões em dois projetos para diminuir os custos da empresa em suas linhas de produção e, dessa forma, melhorar a margem de lucro.

    Um deles consiste em monitorar os equipamentos com sensores. Espera-se diminuir o número de rupturas e que as manutenções sejam feitas quando forem necessárias, e não quando mais por rotina.

    Um piloto foi feito com 50 equipamentos. Agora, o projeto será expandido para mil máquinas, diz o diretor de operações, Rodrigo Belloc.

    "Serão cerca de 30 mil sensores que iremos acompanhar. Todas as usinas e unidades de mineração vão ser monitoradas de uma central de controle em Minas Gerais."

    O outro projeto é uma digitalização de procedimentos. Os caminhões vão agendar a entrada por aplicativos e não perderão tempo na portaria. A triagem de sucatas será feita com smartphones, e não mais pelos relatórios.

    *

    Sem cabeça para marcas

    O patrocínio a grandes eventos, como o Carnaval e os Jogos Olímpicos, tem pouca influência sobre a escolha do consumidor, segundo pesquisa da Nielsen.

    Sete em cada dez entrevistados disseram nem mesmo se lembrar dos patrocinadores durante as festividades.

    Já 21,3% afirmaram que não mudam seu padrão de consumo nesse período, mas que valorizam as marcas apoiadoras dos eventos.

    "Apesar do número expressivo de pessoas que ignoram o patrocínio, uma parcela significativa reconhece a sua importância", afirma Mariana Morais, da consultoria.

    Para ela, isso já é um indicativo positivo para as empresas."Muitas vezes, o objetivo da marca não é divulgar um produto, mas fortalecer a sua imagem", diz.

    No segmento de bebidas, o energético teve o maior índice de mudança de consumo em grandes eventos: 20% contra 10% do refrigerante.

    Nem aí - Comportamento dos consumidores em grandes eventos, em %

    *

    Contrato congelado

    O valor médio do aluguel na cidade de São Paulo caiu 1,1% no acumulado de 12 meses até setembro, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário). A retração é a menor registrada no último ano.

    O dado se refere apenas aos novos contratos de locação.

    "Há uma reação, mas os proprietários ainda têm sido flexíveis nas negociações com os locatários, para evitar que o imóvel fique vazio", avalia Mark Turnbull, diretor de locação da entidade.

    No mesmo período, a inflação medida pelo IGP-M (índice geral de preço), usado na maioria dos contratos de aluguel, teve variação de 10,7%.

    A perspectiva de uma desaceleração desse indicador traz alívio ao setor, já que os valores dos contratos deverão se manter em níveis baixos até o fim deste ano, afirma Turnbull.

    "É um mercado cíclico, mas por enquanto não há nenhum sinal de mudança positiva. Nossa projeção é de que uma recuperação dos preços deverá demorar ao menos dois anos", avalia.

    SEM REAJUSTE - Valor médio de novos contratos de aluguel em São Paulo

    *

    Nem em... No melhor dos cenários para o volume futuro de energia eólica gerada na América Latina, o continente terá 481,5 mil MW em 2050.

    ....sonho A quantidade é menor que as perspectivas mais tímidas dos EUA e Europa, aponta o relatório Global Wind Energy Outlook.

    Para todos A Novartis é a grande empresa de capital aberto que mais inclui pessoas diversas, segundo a Thomson Reuters. A Johnson & Johnson ficou com o segundo lugar.

    *

    com FELIPE GUTIERREZ, TAÍS HIRATA e CAROLINA MUNIZ

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024