• Colunistas

    Wednesday, 26-Jun-2024 10:11:01 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Fim do sinal analógico deve ampliar venda de TVs, diz entidade

    03/04/2017 10h50

    Marco Ankosqui - 28.nov.2014/Folhapress
    Consumidores compram TVs na madrugada de sexta-feira na Black Friday do Extra no shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo

    A venda de televisores cresceu 37% no primeiro bimestre deste ano, em relação a igual período de 2016, a Eletros (que representa o setor).

    O motivo é a base de comparação fraca e a retomada da economia, afirma Lourival Kiçula, presidente da entidade.

    O desligamento do sinal analógico, que ocorreu em São Paulo na última quinta (30), deverá ter um impacto nas vendas só nas próximas semanas, diz o executivo.

    "Por mais explícitos que tenham sido os avisos sobre a transição para o sinal digital, imagino que uma parte da população não tenha se preparado e ainda vá comprar uma nova televisão."

    SINAL FRACO - Produção de televisores. Variação em relação ao ano anterior, em %

    É o que aconteceu no México, que fez a transição do analógico para o digital em 2015, diz o presidente da Sony no Brasil, Hiroki Chino. "A alta veio após a interrupção do sinal. Deve ser assim aqui."

    "Todos os mercados que estudamos, desde o americano, que foi o primeiro, a mudança trouxe um salto significativo", afirma Erico Traldi, diretor da Samsung Brasil.

    A LG prevê uma retomada, mas devido às liquidações feitas no período em que os produtos são renovados, diz o diretor Roberto Barboza.

    Leia a coluna completa aqui.

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024