• Colunistas

    Tuesday, 07-May-2024 11:24:16 -03
    Mercado Aberto - Maria Cristina Frias

    Processada pelo Cade, associação de próteses médicas troca diretoria

    30/06/2017 11h17

    Lalo de Almeida/Folhapress
    Cirurgiões preparam paciente para cirurgia robótica coordenada pelo medico Luiz Paulo Kowalski no centro cirúrgico do A.C.Camargo Cancer Center em São Paulo

    A nova diretoria da Abraidi –associação de distribuidoras de implantes que é acusada de formação de cartel- terá como missão melhorar sua imagem, afirma o novo presidente, Sérgio da Rocha.

    Na semana passada, foi instaurado processo contra a entidade no Cade (de defesa econômica). A investigação começou em 2015, após a denúncia da "máfia das próteses".

    "Não tivemos acesso ao teor completo. Por enquanto, a acusação não é clara. Formação de cartel em que sentido? [O Cade] diz que empresas fizeram isso. Não posso falar em nome delas. Como entidade, não temos como fazer esse tipo de conluio", diz Rocha.

    A nova composição da associação exclui o diretor Marcos Tadeu Machado, uma das 80 pessoas físicas processadas. Também são acusadas 46 companhias –13 delas, associadas à Abraidi.

    A investigação se baseou em documentos coletados nas sedes de empresas e da entidade e no acordo de leniência firmado entre uma das acusadas, a Medtronic, e o Ministério Público Federal.

    Leia a coluna completa aqui.

    mercado aberto

    Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.
    Escreve diariamente,
    exceto aos sábados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024