• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 19:51:04 -03
    Mídia Americana

    Discurso de Trump apresentou 'visão distópica', segundo a mídia

    NELSON DE SÁ

    20/01/2017 21h44

    John King, na transmissão da CNN, deu o tom da recepção da mídia americana ao discurso de Donald Trump, o principal espetáculo de todo o dia da posse: "Uma visão sombria", no original, "dark". Também Rachel Maddow, âncora do canal de notícias MSNBC: "Sombrio".

    O "New York Times" chamou o discurso de "forceful", forte, violento, e destacou a expressão que o marcou, "Carnificina americana".

    Também o "Wall Street Journal" e o "Washington Post" levaram a expressão às manchetes digitais -e este último a chamou de "muito sombria", sublinhando que essa "visão distópica é inerente ao populismo de Trump".

    O inglês "Guardian" , também desconcertado com a expressão, que levou à manchete como tantos outros, descreveu a "visão sinistra dos Estados Unidos de Trump: cidades afligidas por crime, elite política no controle e fábricas fechadas".

    Em contraste, o "Drudge Report" , linkando o "Daily Mail", saudou que agora é a "América de novo!".

    Reprodução
    Bane, vilão de filme do Batman, cujo discurso teve uma frase citada na posse de Trump
    O ator Tom Hardy como Bane, o vilão do "Batman" de 2012

    PLÁGIO?
    O site de celebridades "Jezebel" descobriu que um trecho do discurso de Trump reproduzia o de Bane, no distópico "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", e chamou de plágio. Do presidente americano: "Estamos dando [o poder] de volta para vocês, o povo". Do vilão do filme: "Damos [Gotham] de volta para vocês, o povo".

    SUPER VILÃO
    Depois que um vídeo correu as redes sociais cotejando os dois, a "Variety" evitou cravar que foi plágio, mas observou com ironia que "as mensagens são de fato muito similares, menos o fato de uma foi feita por um super gênio vilão tirado da prisão e a outra pelo recém-empossado líder do mundo livre".

    FÃS EM DAVOS
    A Bloomberg destacou que no final do evento "o 'set' de Davos aprende a amar Trump" e "de repente a cidade está cheia de fãs". O primeiro a ser ouvido pela agência foi um representante do banco de investimentos BTG Pactual, "baseado em São Paulo". Ouviu também Lawrence Summers, ex-secretário de Bill Clinton, que se disse "muito preocupado" com a reviravolta pró-populista no Fórum Econômico Mundial.

    "REVOLUÇÃO"
    O político inglês Nigel Farage , líder do Brexit e próximo de Trump, foi contratado na sexta pelo Fox News e saiu defendendo : "Nós vamos fazer a Europa inteira sair da União Europeia".

    CONTAS NOVAS
    No meio-dia de sexta foi feita a transferência das contas de mídia social de Barack Obama para Trump, que insiste porém em manter seu perfil atual de Twitter. No final do dia, havia postagens diferentes em @realDonaldTrump e na tradicional @Potus. Já Obama retomou logo depois o perfil @BarackObama, que é de 2007 e estava quase inativo, mas acumula quatro vezes mais seguidores do que @realDonaldTrump.

    CELULAR TAMBÉM
    Se ainda resiste em abandonar seu perfil de Twitter, Trump aceitou trocar seu Android "por um aparelho criptografado e aprovado pelo Serviço Secreto", informa o "NYT".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024